Como se previa, apesar da determinação e vontade das jogadoras, a Selecção Nacional Feminina não conseguiu vencer a Itália. A equipa italiana, mais evoluída tecnica, física e tacticamente, venceu com alguma tranquilidade. Como ontem disse, a diferença de meios é muito grande, e só uma grande tarde da nossa equipa poderia permitir uma vitória. Nada de especial e nada que perturbe a melhoria gradual que se verifica. Em Portugal, o discurso habitual, são precisas mais equipas, mais e melhor competição, mais treinos e melhores condições de trabalho, para que a Selecção Nacional, como reflexo dessas mudanças, possa chegar ao nível das grandes equipas europeias. Quarta-feira há mais e com a Arménia é para vencer. Levantar a cabeça, e depressa, que o mundo não acabou ontem. Se servir de consolo, no futebol masculino, a Selecção Nacional há quase 34 anos que não vence a Itália, e o último jogo, disputado em 2008, teve o mesmo resultado de ontem.
Numa tarde de Maio de 1991, 18 jovens, cada um com uma placa na mão, com uma letra impressa, apresentaram-se no relvado do Estádio Nacional, no intervalo da Final da Taça de Portugal. Juntas as 18 letras, formou-se esta frase. Luís Figo, Rui Costa, João V.Pinto, Jorge Costa, Rui Bento, Brassard, Peixe, entre outros, eram os jogadores que formavam esse grupo. Semanas depois, em Lisboa, mas no Estádio da Luz, perante 127.000 espectadores, tornaram-se Campeões do Mundo Sub/20.
Acrescentando a estas palavras, investir na formação e na divulgação parece-me, também, de extrema importância.
ResponderEliminarDivulgar a modalidade e pôr as "meninas" a jogar futebol desde cedo e a serem treinadas por profissionais de qualidade...
SU 1º Dezembro
ResponderEliminarPois tudo isso e já agora que o(a)s próprios(as) interessados(as) se organizem fora das instituições tradicionais e constituam lobbies. Se tomarem o vosso destino nas vossas próprias mãos e não esperarem que tudo caia do céu talvez se torne mais fácil. Pode-se ajudar, mas...
Temos de ter alguma paciência,o futuro será risonho,caso se mantenha o mesmo trabalho feito até aqui.Há que ter paciência.
ResponderEliminarDezembro 1921
ResponderEliminarÉ o que temos feito.
Mas é sempre pouco, temos essa noção. Até que observemos melhorias significativas continuaremos (todos) a ter que fazer mais e melhor. Só assim levaremos este barco a bom porto.