terça-feira, março 09, 2010

Novas tecnologias

Como se esperava, o International Board afastou a possibilidade de introdução a curto prazo, de novas tecnologias no futebol. As estruturas dirigentes do futebol, são, por tradição, conservadoras. Relembro que no Euro 2008, as equipas, a partir da 1ª fase, estiveram proibidas pela UEFA de utilizarem os seus próprios meios de vídeo-análise dentro dos balneários. Medida profundamente conservadora e anacrónica, cortando drasticamente o sinal de televisão dentro desse espaço privado das equipas para que não houvesse dúvidas sobre a decisão. Como é que as mesmas pessoas que decidiram sobre este assunto desta maneira, poderiam aceitar alterações tão profundas nas leis do jogo. Coisas bem mais simples como as substituições e os procedimentos face a lesões não são sequer contempladas e achávamos todos que este assunto mereceria atenção por parte do IB? Pura ilusão. Se estivéssemos nos inícios dos anos 70 diria que é uma autêntica brigada do reumático que domina este assunto.

1 comentário:

  1. Somos muitos a pensar assim. http://enguiafresca.blogspot.com/2008/08/quo-vadis-futebol.html
    Só não percebo qual a razão pela qual as federações filiadas na FIFA não são capazes de dar um murro na mesa em questões como esta.
    Deixo apenas duas questões para reflexão sobre o tema.
    Será que o râguebi, o futebol americano ou o ténis perderam espectacularidade só por se diminuir, nas competições mais importantes, o erro humano?
    Afinal a quem serve o actual estado de coisas?

    ResponderEliminar