Boavista FC e 1º Dezembro as duas equipas portuguesas de futebol feminino com maior historial, vão disputar a sétima Final da Taça de Portugal, que pela 1ª vez se disputará no Estádio Nacional. A final terá lugar no dia 10 de Abril, pelas 16.00 horas. Eu vou lá estar, como estou quase sempre na final masculina, porque acima de tudo se vai fazer história no futebol feminino em Portugal e não quero perder esse momento.
Numa tarde de Maio de 1991, 18 jovens, cada um com uma placa na mão, com uma letra impressa, apresentaram-se no relvado do Estádio Nacional, no intervalo da Final da Taça de Portugal. Juntas as 18 letras, formou-se esta frase. Luís Figo, Rui Costa, João V.Pinto, Jorge Costa, Rui Bento, Brassard, Peixe, entre outros, eram os jogadores que formavam esse grupo. Semanas depois, em Lisboa, mas no Estádio da Luz, perante 127.000 espectadores, tornaram-se Campeões do Mundo Sub/20.
Pois é, vai-se fazer história.
ResponderEliminarE recorrendo a esta, curiosamente, a 1ª vez que a final da Taça de Portugal Feminina se disputa no Estádio Nacional, terá como finalistas as duas equipas com maior palmarés no que ao futebol feminno diz respeito.
Não se podia pedir melhor baptismo para a história da 1ª final no Estádio Nacional(com todo o respeito que todas as equipas participantes merecem).
Concordo plenamente.
ResponderEliminarHá muito que ambicionavamos este palco e, finalmente, sentiram-nos merecedoras dele. Sabemos que não foi um esforço solitário, mas sim de todas as pessoas que oficial ou oficiosamente foram puxando, ao longo dos anos, a brasa a esta sardinha junto daqueles que têm poder para tomar este tipo de decisões.
Sem desprimor para as outras equipas,esta poderá ser, de facto, a final mais "apelativa". Talvez não tanto a nível desportivo, mas a nível histórico e mediático.
Seja como for, espero que seja possível aliar a este marco histórico, um grande espectáculo dentro e fora das 4 linhas e assim, trazer mais adeptos e jogadoras para o "futebol das raparigas".