Começa hoje, e decorre até dia 30 do corrente, no distrito de Santarém, o Torneio Inter-Associações Sub/14, prova de grande importância na formação dos jovens futebolistas nacionais deste escalão. Estes jovens começam assim a subir as escadas de acesso às selecções nacionais, e no próximo ano, alguns deles, serão já internacionais pela selecção nacional Sub/15. Uma parte deles, reduzida é certa, chegará um dia à selecção nacional "AA", participando provavelmente nas qualificações dos mundiais de 2022 e 2026 e ainda dos europeus de 2020, 2024. Este é o 42º torneio inter-associações, 22 dos quais foram de sub/14. Este processo iniciou-se em 1974, e ao longo dos anos as idades dos participantes foram mudando conforme os interesses técnicos da FPF. Os cerca de 350 atletas, das 22 equipas representativas de regiões/distritos do país, aguardam com grande interesse e expectativa esta competição e ela ficará concerteza reservada para sempre nas suas memórias, mesmo que só muito poucos venham a atingir o sonho de um dia chegarem ao topo do futebol português.
Numa tarde de Maio de 1991, 18 jovens, cada um com uma placa na mão, com uma letra impressa, apresentaram-se no relvado do Estádio Nacional, no intervalo da Final da Taça de Portugal. Juntas as 18 letras, formou-se esta frase. Luís Figo, Rui Costa, João V.Pinto, Jorge Costa, Rui Bento, Brassard, Peixe, entre outros, eram os jogadores que formavam esse grupo. Semanas depois, em Lisboa, mas no Estádio da Luz, perante 127.000 espectadores, tornaram-se Campeões do Mundo Sub/20.
Um torneio muito,mas mesmo muito importante para os nossos jovens.É aqui que está o futuro,não só como atletas,mas como homens de futuro.
ResponderEliminar