segunda-feira, março 21, 2011

Japão


O Japão vive provavelmente a maior crise da sua história, existindo a certeza de mais de uma dezena de milhar de mortos, centenas de milhares de deslocados, milhares de desparecidos e o receio ainda existente de uma catástrofe nuclear. Um caldo trágico que ninguém pensou poder acontecer num país tão evoluído e que todos pensavam só poder acontecer em países do terceiro-mundo. Mesmo assim não param e acreditam ser possível dar a volta e estou certo que o farão com mais rapidez do que se pensa, apesar das tremendas dificuldades por que passam. A forma como os bombeiros voluntários se prestaram a partir para ajudar a resolver as dificuldades na central nuclear, sabendo-se que partem para a morte a prazo, mostra a determinação desse povo, sendo já chamados  de heróis e mártires. Um exemplo. Mesmo com todos estes problemas a Selecção de Futsal vem a Portugal disputar dois jogos de preparação com a nossa selecção, amanhã, pelas 19.30 horas, em Vila Pouca de Aguiar e quarta-feira, em Peso da Régua, também pelas 19.30 horas. A oportunidade, com a realização de várias acções, de demonstrarmos aos japoneses a nossa solidariedade perante a tão grande tragédia que se abateu sobre esse povo do oriente.

2 comentários:

  1. Silvia Gonçalves Costa22 de março de 2011 às 22:00

    Boa noite,
    Eu sou a Sílvia Gonçalves, filha do António Gonçalves.
    Desde já peço desculpa pelo incomodo, visto que o objectivo deste comentário não será propriamente comentar o blogue, mas será mais um pedido de "ajuda".
    Eu e a minha sobrinha (a neta do Gonçalves), praticamos uma arte marcial japonesa (Shorinji Kempo) a seis anos , e este ano vamos participar no Campeonato Europeu no Monaco (onde iremos representar Portugal). Infelizmente a nossa Federação não tem grandes fundos monetários, e por isso a ajuda que nos dará será muito simbólica, e para angariar dinheiro (para o Europeu) nossa associação (assoc(iação de Sintra) está a organizar um peddy paper (http://peddypapersksintra.bloguedesporto.com):
    A "ajuda" que eu queria pedir, é se arranja alguma camisola da selecção portuguesa de futebol, para ser um prémio para a equipa vencedora ou qualquer outra coisa... Pois toda a ajuda é bem vinda. Peço a si, porque como toda a gente sabe o meu pai é o homem do "não" :)

    desde j+a muito obrigada.

    Sílvia Gonçalves Costa

    ResponderEliminar
  2. Caro Senhor Godinho.

    De facto uma das maiores tragédias, nao só para o pais afectado, mas para a humanidade inteira.
    O acotnecido mostra nos a todos que apenas somos tolerados neste mundo e tudo pode acabar mais rápido que somos capazes de imaginar. Tempo para reflectir a nossa maneira de habitar este planeta e para humildade.
    Quanto aos bombeiros, nem todos eles estao lá voluntários, sabendo que uma estadia tao perto practicamente é sentenca de morte. Muitos deles foram forcados, tal como vários outros, pelo governo, a deslocarem se a Fukushima. Razao para agora um ministro pedir publicamente desculpa aos familiares.

    Uma situacao muito dificil que, deus queira, une o mundo um pouco mais.

    ResponderEliminar