terça-feira, março 01, 2011

Tunísia


A FIFA, através do seu site oficial, divulgou a notícia que publico a seguir, referente ao Campeonato Africano das Nações. Os tunisinos, mesmo com a suas competições paralisadas devido à situação política do país, conseguiu triunfar face à equipa de Angola. Um exemplo, que aliás já teve percursores num passado não muito afastado, quando o Iraque no meio das turbulências que quase destruíram o país, conseguiu vencer a penúltima Taça da Ásia.

A Tunísia venceu a segunda edição do Campeonato Africano de Nações neste fim de semana, aumentando o clima de comemoração que toma conta do país desde as recentes turbulências políticas. Apesar de a liga nacional estar interrompida desde o começo do ano, quando a onda de manifestações e protestos derrubou o presidente Ben Ali, a força do futebol tunisiano ficou evidente no torneio disputado no Sudão por 16 equipes formadas exclusivamente por atletas que atuam nas ligas africanas.
A seleção tunisiana aplicou um enfático 3 a 0 em Angola na final realizada na capital sudanesa Cartum. A Tunísia havia passado pela Argélia na semi, depois de eliminar a República Democrática do Congo, então favorita ao título, nas quartas de final da competição. O Campeonato Africano de Nações oferece uma oportunidade para que os jogadores que atuam nos seus países ganhem exposição internacional, além de ser um bom termômetro do nível das ligas nacionais em todo o continente.
O campeão
Palco de um dos campeonatos mais equilibrados da África, a Tunísia tem um longo histórico de sucesso nos interclubes continentais. Agora, o país provou mais uma vez a força do seu futebol ao conquistar o primeiro título desde a Copa Africana de Nações (CAN) que sediou em 2004. "A equipe tem jogadores de alta qualidade que podem chegar longe", avalia o técnico do selecionado tunisiano, Sami Trabelsi. "Além disso, temos uma força psicológica e realmente queríamos vencer esta competição pelo povo da Tunísia."

Sem comentários:

Enviar um comentário