domingo, março 20, 2011

Falhanço?

José Mourinho lembrou que o actual sucesso português na Liga Europa se deve, em grande parte, a um falhanço na prova rainha: a Liga dos Campeões. O treinador do Real Madrid comentou, em conferência de imprensa, a passagem de F.C. Porto, Benfica e Sp. Braga aos quartos-de-final da competição, colocando algum termo à euforia.

«Se conseguirem chegar à final, as pessoas vão esquecer-se que não tivemos uma grande temporada na Liga dos Campeões. As pessoas vão esquecer-se que o Porto não a jogou, que o Benfica foi eliminado e o Sp. Braga também».
 In: Mais Futebol

Admiro José Mourinho por tudo o que tem feito na sua carreira e pela certeza, que por reflexo, Portugal ganhou com isso. Não tenho dúvidas que hoje é o expoente dos treinadores nacionais e está na primeirissíma linha dos treinadores mundiais. Mas, por vezes, o que diz, não é certo, como neste caso em que associou as qualificações para os três clubes como um falhanço dos mesmos na Champions League. Apetece perguntar-lhe se quando ganhou a Taça UEFA, em 2003, o seu primeiro grande troféu, essa vitória teve menos impacto e foi ignorada pelo facto dos clubes portugueses terem tido um falhanço na Champions desse ano? O falhanço dos clubes portugueses na Champions, se assim se poderá chamar, irá continuar dada a desproporção de condições financeiras existentes entre Portugal e os grandes países europeus, Espanha, Itália, Alemanha e Inglaterra, onde este ano se intrometeu um dos países europeus emergentes, a Ucrânia, por razões circunstanciais e que dificilmente voltarão a acontecer. Não tenho dúvidas que no futebol, clubes e selecções, somos os primeiros dos pequenos, e isso já é reconfortante. Queremos todos mais, mas nem sempre isso é possível pelas razões atrás apontadas.

1 comentário:

  1. Permita-me que o Ribéry fale por mim e responda ao seu 'post', que, quando o li, me
    ficou 'atravessado':

    " A liga dos campeões é incrivelmente importante para a equipa, o clube e os adeptos. A liga Europa é uma treta e temos que a evitar"
    Franck Ribéry, futebolista francês, atualmente no Bayern de Munique in 'Correio da Manhã' de 24/03/2011 e no 'Expresso de 26/03/2011

    Diogo Frantz

    ResponderEliminar