sábado, março 05, 2011

Lesões no feminino


As raparigas que seguem um programa de exercício de melhoraria da força e do equilíbrio reduzem em grande parte o risco de contraírem lesões nos joelhos, revelou um estudo.
Um simples programa de exercícios reduz em muito o risco de lesões graves nos joelhos entre jovens futebolistas do sexo feminino, segundo a conclusão de um estudo elaborado pela Universidade de Linköping.
O documento, que seguiu mais de 4500 jogadoras jovens de 341 equipas durante o período de um ano, descobriu que o grupo que tinha um programa semanal de exercícios teve menos de metade das lesões no joelho em comparação com outro alvo da mesma observação.
A Federação Sueca de Futebol (SvFF) iniciou o projecto em 2008. De acordo com a pesquisa, uma jovem futebolista tem três vezes mais possibilidades de sofrer uma lesão grave num joelho, em comparação com um atleta do sexo masculino.
O estudo visa assim educar treinadores, fisioterapeutas, pais e jogadoras sobre a maneira de prevenir lesões entre as atletas com mais de 12 anos. Os exercícios são feitos para aumentar a força, aprender a cair, melhorar o equilíbrio e a coordenação.
Annica Näsmark, uma das fisioterapeutas da SvFF responsáveis pelo projecto, afirmou: "Recomendamos às equipas que façam estes exercícios durante as normais sessões de treino, no aquecimento. Demoram dez a 15 minutos e, sendo bem executados, ensinam as raparigas a adoptarem um padrão de movimento que, provou-se agora, reduz o risco de lesão."

Este é um texto publicado no UEFA.com sobre este aspecto específico e que me parece dever interessar a todos quantos se dedicam ao futebol feminino.

Sem comentários:

Enviar um comentário