sábado, março 19, 2011

Doping em Portugal

Foram apresentados pelo Secretário de Estado do Desporto os resultados do controlo anti-doping no nosso desporto e a grande novidade é o facto do futebol ter sido a modalidade com mais controlos positivos, um total de quinze, com oito casos de utilização de drogas sociais.

"De referir, ainda assim, que o ciclismo apresenta um registo superior ao futebol na relação entre o número de amostras recolhidas e casos positivos (2,51 por cento, contra 1,12). O primeiro lugar deste «ranking» vai para o minigolfe (um caso positivo em três amostras, que equivale a 33,3 por cento).

O futebol foi, no entanto, a modalidade que registou o maior aumento no número de casos positivos, já que em 2009 tinham sido apenas quatro. O ciclismo subiu de dez para onze, mas quatro dos casos de 2009 tinham sido em competições internacionais.

Das quinze violações registadas no futebol, oito estão relacionadas com o consumo de drogas sociais, algo que o director da ADoP interpreta como um reflexo da sociedade. Luís Horta destacou ainda a importância dos controlos fora de competição, que contribuíram para quase um terço das amostras recolhidas. «É cada vez mais necessário realizar controlos inteligentes, realizados na altura certa, no dia certo e adaptados a cada caso», explicou o responsável, citado pela agência Lusa."

in Mais Futebol

O futebol, com este aumento de controlos positivos assume a dianteira perante as outras modalidades, mas a utilização das drogas sociais não tem como objectivo o aumento das capacidades físicas para se alcançarem melhores resultados desportivos pelo que estes dados têm que ser entendidos nessa perspectiva. De salientar o trabalho positivo da ADoP nestes últimos anos no combate a situações ilegais no desporto, uma actuação nem sempre compreendida por muitos.


1 comentário:

  1. Pois,exacto,aí está uma situação complicada que é as drogas socias que acusam.Deixem-se disso,bebam uma fresquinha e fumem um charuto,de preferência açoreano!

    ResponderEliminar