domingo, junho 20, 2010

Selecção Nacional Feminina


A Selecção Nacional Feminina jogou ontem na Finlândia e perdeu por 4/1. Junto uma pequena história do jogo.

A Selecção Nacional Feminina “AA” defrontou a Finlândia em mais um jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo 2011. Perdeu por 4-1, resultado que não revela a boa 1ª parte que realizou e a motivação das nossas jogadoras.

Aos 21 minutos podíamos estar a ganhar por 2-0. Não aproveitámos a falha das jogadoras num atraso falhado na zona defensiva. Edite poderia ter inaugurado o marcador mais cedo. Entrámos a vencer! Calámos os cerca de 1500 adeptos da Finlândia presentes no Estádio.

A Finlândia consegue empatar e quase a terminar a primeira parte, surge a marcação de uma grande penalidade duvidosa contra a equipa das Quinas.

Sofremos o 3º golo no início da 2ª parte, mas não baixámos os braços. Tal como muitas vezes acontece no futebol, não aproveitámos a oportunidade que surgiu para reduzirmos o marcador para 3-2 e, no contra-ataque, a Finlândia faz o 4-1 final.

Quebrámos fisicamente na 2ª parte. A Finlândia apresentou-se fisicamente mais forte. A estatística do jogo mostra-nos 4 golos em 5 remates da Finlândia, contra 1 golo em 4 remates de Portugal.

O ambiente é bom e as jogadoras continuam com motivação para corrigirem os erros de forma a alcançarem melhores resultados.

O jogo ficou ainda marcado pelo facto de duas jogadoras da Selecção Nacional terem atingido números míticos ao serviço da Selecção Nacional: Paula Cristina atingiu as 100 internacionalizações e Carla Couto igualou as 127 internacionalizações de Luís Figo. Já na próxima 4ª feira (23.06.2010), no jogo de qualificação frente à Eslovénia, no Estádio Municipal do Cartaxo, pelas 18h00, Carla Couto terá hipótese de alcançar as 128 internacionalizações, sendo a primeira jogadora a atingir tal feito.

Um crónica interessante de Ana Caetano.

2 comentários:

  1. Este jogo vai ficar marcado na história do futebol feminino, sem dúvida. Não pelo resultado, que mais uma vez, infelizmente, foi desfavorável às nossas cores (a eterna questão do poderio físico, conclusão retirada da crónica da Ana, mas ainda assim com sinais claros de evolução), mas por dois factos inegáveis:
    1- A Carla Couto igualou o número de jogos do Luís Figo e na próxima 4ªf poderá tornar-se no(a) atleta mais internacional de sempre da FPF (aliás, como regista a Ana). Reconheço que tenho alguma curiosidade no que a FPF vai preprar, querendo acreditar que não vai deixar passar este facto histórico;
    2 - Com o alcançar dos 100 jogos por parte da Paula Cristina passam a ser duas as atletas femininas que atingem este número redondo(à semelhança da selecção AA masculina), o qual é um motivo de orgulho para todos e, ainda, deverá servir como uma fonte de inspiração e motivação para as gerações mais novas que começam a dar os primeiros passos.
    Às duas, os meus sinceros parabéns!
    E 4ªf há mais, esperando-se que seja um dia de festa! Lá estarei!

    ResponderEliminar
  2. tou a fazer um trabalho sobre a selecçao nacional feminina e esta cronica ajudou-me imenso!!!!!

    ResponderEliminar