quarta-feira, junho 23, 2010

Sentir Portugal

Boa tarde,
Escrevo-lhe ainda não terminou o jogo. Neste momento estamos a vencer por 4-0, o que é fantástico e que muito me orgulha.
Não me interessam as polémicas porque essas vão existir sempre, mas sim para lhe relatar algo que nunca tinha assistido e que é reflexo do quanto alguns de nós esperamos e desejamos que a selecção nacional obtenha: sucesso e que chegue longe.
Como sabe, trabalho num instituição hospitalar há alguns anos e já aqui vivi as peripécias das fases finais desde o Europeu de 2000 perto de outros profissionais e utentes. E, este ano, pela primeira vez, vi a ansiedade das pessoas após o 1º jogo. O ar e semblante carregado após o apito final é uma imagem que ficou. As críticas, inevitáveis de todos nós, que somos excelentes treinadores de bancada, permita-me a expressão, e o desânimo estavam no pico.
Hoje, ao caminhar por uma unidade de cuidados intensivos observei algo que me deixou a sorrir e a confirmara força que o futebol tem nas pessoas em geral. Os utentes (não gosto da palavra doente pois nem todos que estão nas UCI são doentes) que apresentam níveis de vigília suficientes para perceber o que se passa e os profissionais de saúde, desde o assistente operacional ao coordenador da unidade, todos tinham um sorriso na cara. Esses mesmos utentes (alguns com sequelas graves de acidentes - politraumatizados), por momentos, esquecem-se da reviravolta que deu a vida devido a um infortúnio, de estar no local e hora errada, com o mesmo pensamento: que Portugal ganhe e siga em frente.
Pouco me importam os "velhos do restelo", com a língua aguçada e afiada para criticar. Eu própria critico pois com o valor desta selecção, a expectativa é enorme, não adianta dizer que não. Mas isto não é relevante. O relevante mesmo deste relato é que na verdade o futebol e a nossa selecção permitem observar comportamentos, reacções, atitudes e posturas que em mais nenhuma circunstância seria possível observar. Especialmente, o sorriso de quem pouco ou nada terá de motivos para sorrir.
Sexta feira vou voltar a passar por esta unidade, acredite. Independentemente do resultado, sei que todas as televisões vão estar, novamente, ligadas. E, novamente, não irei ver o jogo mas basta olhar para os rostos dos utentes e dos profissionais de saúde e perceber que Portugal está a jogar!
Agora que termino, Portugal já ganha por 7-0...
Deixo-lhe votos de felicitações e continuação de boa sorte para a restante caminhada!
Não resisti a publicar este e-mail que me chegou após o jogo com a Coreia do Norte. Espero que a Maria João Xavier não leve a mal esta ousadia mas o seu conteúdo merece divulgação. Ter sentimentos é próprio dos fortes, não dos fracos.

Sem comentários:

Enviar um comentário