Na última segunda-feira, a FPF e a Federação de Cabo-Verde homenagearam Jorge Andrade por este ter decidido terminar a sua carreira de futebolista. Uma sucessão inacreditável de lesões bastante graves, levaram-no a ter de terminar precocemente aquilo que mais gostava de fazer, jogar futebol. Teve uma carreira bonita de sucesso em bons clubes e na Selecção Nacional. notando-se porém no seu olhar a nostalgia própria dos ex-futebolistas, sobretudo daqueles, como ele, habituados a grandes palcos e a grandes emoções. Estamos por aí Jorge, até um dia destes.
Numa tarde de Maio de 1991, 18 jovens, cada um com uma placa na mão, com uma letra impressa, apresentaram-se no relvado do Estádio Nacional, no intervalo da Final da Taça de Portugal. Juntas as 18 letras, formou-se esta frase. Luís Figo, Rui Costa, João V.Pinto, Jorge Costa, Rui Bento, Brassard, Peixe, entre outros, eram os jogadores que formavam esse grupo. Semanas depois, em Lisboa, mas no Estádio da Luz, perante 127.000 espectadores, tornaram-se Campeões do Mundo Sub/20.
Um grande central sem dúvida alguma,por vezes parecia que tinha uma certa barriguinha,mas talvez fosse devido a algumas paragens por lesão.Felecidades para ele!
ResponderEliminarPura classe. Nunca usou de artimanhas, como muitos outros seus (ex-)colegas, para se destacar. Correctíssimo em campo e profissional a 100%.
ResponderEliminarUma pena, mas nem sempre quem mais trabalha tem a sorte do seu lado.
Um excelente jogador para nunca esquecer. Os jogos importantissomos que fez por Portugal, sempre muito seguro. Foram facadas, as lesões que ele teve, que lhe cortaram todas as hipoteses de jogar no top de clubes.
ResponderEliminarGrande Jorge Andrade!
Passe no meu blog. Espero que não se importe pelo texto que utilizei seu, numa das minhas mensagens. Mas foi muito importante. Porque fico triste, com comentários que vejo contra a nossa selecção :(
ResponderEliminarUm abraço
Ricardo Costa
T-Rex disse tudo em poucas palavras. Subscrevo.
ResponderEliminarum grande jogador que merece todo o respeito. lembro-me que ele formava uma dupla das melhores que conheci com o carvalho. fazia o seu trabalho sem grande espectáculo mas de forma segura e com poucos erros.
ResponderEliminarde facto muito triste que teve o azar quando comecou a entrar na orbita dos grandes clubes europeus.
desejo-te mais sorte que últimamente para o que se seguirá.
Um enorme jogador,com caracter e uma qualidade suberba,tanto ao nivel desarme,marcaçao,posicionamento e tambem ao nivel do jogo aereo, saia a jogar de cabeça ergida e todos nos estamos em divida para com ele pelo que fez pela nossa seleçao nacional.
ResponderEliminar