Não vejo como Cristiano Ronaldo não possa ser incluído em qualquer discussão sobre o melhor jogador do mundo. Não é por ser português, mas sim pelas suas qualidades como jogador. Cristiano e Messi são os dois melhores jogadores do mundo, para mim a léguas. Afastá-los do grupo de jogadores que podem lutar por esse prémio não me parece lógico. Enquanto jogarem ao nível que jogam, não vejo como poderão ficar afastados da discussão da vitória, mesmo que as suas equipas, Argentina e Portugal, Barcelona e Real Madrid, não tenham tido uma época para recordar. Messi ou Cristiano, Cristiano ou Messi, aí sim, entendo que as opiniões se podem dividir. No entanto considerar Sneijder como favorito, só por clubismo ou simpatia pessoal. Luís Figo foi um excelente profissional, dedicado, sério, que admiro como poucos, mas neste assunto concreto não estou mesmo de acordo com a sua opinião expressa numa interessante entrevista ao http://www.fifa.com/. Se viesse a acontecer que o holandês ganhasse esse prémio acho que andávamos a ver jogadores por aquilo que a suas equipas venceram durante o ano, e não somente pela suas qualidades como praticantes que devem pontuar esta escolha. Pelo percurso do Inter e Holanda, Sneijder leva claramente vantagem. Mas só aí. É uma opinião e como tal respeito-a. Sem concordar.
Numa tarde de Maio de 1991, 18 jovens, cada um com uma placa na mão, com uma letra impressa, apresentaram-se no relvado do Estádio Nacional, no intervalo da Final da Taça de Portugal. Juntas as 18 letras, formou-se esta frase. Luís Figo, Rui Costa, João V.Pinto, Jorge Costa, Rui Bento, Brassard, Peixe, entre outros, eram os jogadores que formavam esse grupo. Semanas depois, em Lisboa, mas no Estádio da Luz, perante 127.000 espectadores, tornaram-se Campeões do Mundo Sub/20.
Eu penso que deve ser avaliado aquilo que os jogadores fizeram ao longo do ano. E parece-me que o Sneijder fez mais do que o Messi e o Ronaldo (ainda que, para mim, o prémio seja para Xavi ou Iniesta). Não se pode avaliar apenas o talento dos jogadores, caso contrário seria entre Ronaldo e Messi até ao final das respectivas carreiras. Na análise à prestação em 2010, penso que Sneijder, embora ande agora algo discreto, foi superior a Ronaldo e Messi. E penso que Xavi e Iniesta foram superiores a Sneijder.
ResponderEliminar