sexta-feira, abril 30, 2010

Céu africano

Este é o típico céu africano que antecede uma tempestade, que aliás ocorreu uma meia-hora depois de tirada a foto e que obrigou ao fecho temporário do aeroporto de Joanesburgo. Um céu carregado de electricidade. Electricidade na natureza no seu estado mais puro, porque da outra, a política, está o país em curto-circuito.

Matt Damon e o futebol


Numa entrevista ao Expresso, sobre o filme "The Green Zone - Combate pela Verdade", abordou diversas aspectos do filme e da sua vida privada. O jornalista, sabendo que o actor tinha estado na África do Sul, durante as filmagens de "Invictus", fez-lhe uma pergunta sobre o mundial e particularmente se ligava alguma coisa ao futebol, ao que este lhe respondeu: "Ai não que não ligo. Estou casado com uma argentina. Há sempre amigos e vizinhos de nacionalidades diversas que aparecem lá em casa vestidos a rigor, com bandeiras desfraldadas. No último mundial a cena era esta: sogra vinda da Argentina, cunhado vindo de Espanha, vizinhos italianos e um operador de câmara alemão. Em qualquer jogo havia sempre alguém que estava contra alguém. Sim, na minha casa o mundial de futebol é sempre uma das festas mais contagiantes. Mas é esse mesmo o valor do desporto. Serve para nos unificar. Nisso, o futebol tem uma função única. Espero que se torne cada vez mais popular nos Estados Unidos. Que modalidade fantástica".

Curioso é que alguém cuja vida fica a enorme distância do futebol tem esta visão magnífica sobre a modalidade e muitos daqueles que a vivem e dela vivem estão constantemente a tentar destrui-la, subjectiva ou objectivamente.

Baixar de nível



Num momento escaldante após o jogo e com Mourinho festejando de forma intensa, os responsáveis do Barcelona ligaram os aspersores e "inundaram" as festividades do Inter. O que prova que ninguém fica alheio às derrotas em jogos que marcam a história de uma competição e do próprio futebol. Guardiola, estou convicto, e a maioria daqueles excelentes jogadores, estão concerteza alheios a este acto reprovável. Nem os campeões do fair-play resistem, com o fato de gala vestido, a calçar havaianas, com o devido respeito por estas, que são excelentes para a praia...


Palavra que não percebo

Num momento em que a nossa economia passa por enormes dificuldades, uma das saídas encontradas será retirar duas dezenas de euros aos desempregados, mantendo-se porém a aposta no novo aeroporto e no TGV. Não percebo, por isso apetece-me dizer como o Felipão: "E o burro sou eu?". Sem ofensa para ninguém.
Nota: Na minha casa só se gasta uma parte do que se ganha. Acho que é um bom princípio.

quinta-feira, abril 29, 2010

Portugueses

Não muitos, mas alguns e importantes, vão estar nas finais da UEFA, Champions e Europa League. Simão, Mourinho e a sua equipa técnica e ainda Luís Figo, eventualmente Quaresma, Tiago ao lado, dado que não poderá jogar, dão um pouco de sabor lusitano às duas finais. Já agora ganhem as duas, sempre será um pequeno conforto para o que as nossas equipas não conseguiram.

FIFA


Para ser sincero, nunca percebi muito bem o funcionamento deste ranking, apesar de já me terem explicado qual a sua lógica. Portugal alcançou o 3º lugar, o melhor de sempre, e é de facto uma posição notável para um país com tão notória falta de meios. Já estivemos em 17º lugar, e nesse momento achei que esse facto não deveria dar lugar a estados depressivos. Esta classificação não deve levar-nos a euforias despropositadas e pensarmos, pelo contrário, que o prestígio que lhe está associado pode provavelmente iludir-nos sobre a realidade. Aumenta e muito, isso sim, a responsabilidade e a pressão. Importante é prepararmo-nos de uma forma consistente para os jogos do mundial, não só para os vencermos e seguirmos em frente, mas também para darmos credibilidade a esta classificação.

Ao rubro


O nosso compatriota José Mourinho vai estar pela segunda vez na final da Champions. O ambiente do jogo de ontem foi verdadeiramente escaldante. Mourinho, no final, foi igual a si próprio. Vi-o fazer o mesmo em Sevilha quando ganhou a Taça UEFA, atravessando o campo de uma forma enérgica para festejar a vitória. Dá pena contudo ver aquela tremenda equipa do Barcelona ficar pelo caminho. Uma final improvável, inesperada, com duas equipas que não eram favoritas. A magia desta modalidade fantástica esteve ali bem presente em Camp Nou.

"Cantinho do Morais"




Fotos: Francisco Paraíso


O Benfica era a grande equipa europeia daquele momento quando o Sporting, surpreendentemente, venceu a Taça das Taças de 1964. João Morais marcou o golo de canto directo e o clube leonino trouxe a taça para Lisboa. Morais faleceu anteontem à noite, mas ficará para sempre na memória e no coração dos adeptos portugueses e dos sportinguistas em particular. Em 2006, os Magriços, por iniciativa do jornal "A Bola" visitaram a Selecção Nacional, em Évora, para apresentarem um livro comemorativo do Mundial 1966. Foi a única vez que falei com João Morais e tive ainda a felicidade de me tirarem uma foto quando lhe pedia um autógrafo. Descanse em paz.

quarta-feira, abril 28, 2010

João Garcia


De regresso Portugal, João Garcia disse que a subida ao Annapurna foi mais fácil do que pensava. Mais fácil! A seguir, a perguntas sobre a descida, teve uma expressão curiosa: "Não quis estragar tudo como o Zidane"

Agora que cumpriu todas as etapas acima dos oito quilómetros de altitude, João Garcia crê que «fazer mais e melhor é a única maneira de crescer como pessoa» e recorda: «Só há dez pessoas que podem dizer que conseguiram isto sem o recurso a oxigénio artificial. Agora que passei essa linha continuo o mesmo. Sinto-me estranhamente normal.»

O alpinista português fez muitos sacrifícios ao longo deste projecto, com repercussões físicas visíveis. Ainda assim, acredita que «valeu a pena» o esforço. «Não vou esconder o orgulho, este é um projecto que me avalia perante o grande público, tenho outras coisas em que poderei ser avaliado pelos meus pares, por outros alpinistas.»

A meio da conferência de imprensa, alguns amigos interromperam e decidiram questionar João Garcia. Um quis saber porque descera do cume tão devagar. «No ano passado fiz um esforço grande, ao descer no mesmo dia que tinha chegado ao cume. Arrisquei mais. Mas esta montanha é muito perigosa, tive respeito e desci devagar. Eu escalei sozinho e descer assim foi uma decisão táctica. Conheci um alpinista que, na última montanha de oito mil metros, das 14, faleceu na descida. Desci com calma, para não estragar tudo, como o Zidane, naquele último jogo.»

Se o nosso mundo tem cada vez menos referências e os valores da ética, do trabalho e da determinação vão sucumbindo perante a falta de princípios, podemos considerar que João Garcia é um exemplo a seguir.


CF "Os Belenenses"


Para quem gosta de futebol e da sua história em Portugal, este clube é uma referência inultrapassável. Custa por isso ver, mais uma vez, os enormes problemas que lhe estão associados. Não tem conseguido nos últimos anos sair de uma obscura e difícil luta para enfrentar os obstáculos que lhe vão surgindo. Algumas modalidades conseguem manter um nível superior, como é o caso do futsal, mas a principal, o futebol, não tem conseguido resolver as dificuldades que surgem nas competições em que vem participando, e na próxima época vai disputar o escalão inferior. Esteve para acontecer nas últimas épocas e por uma razão ou outra foi conseguindo ficar. Esta preocupante descida vai obrigar os dirigentes do clube a encontrarem meios rápidos para que possa regressar em breve. Uma ausência prolongada, perante a crise que assola o futebol português, pode ter sérias consequências. A Liga sem o "CF Os Belenenses" não é a mesma. O clube que foi de Matateu e de tantos outros grandes jogadores tem de reagir.

Contradições


No dia em que o Governo publicou o diploma em que é suspenso o Estatuto de Utilidade Pública Desportiva à FPF, soube-se que a FIFA irá publicar o seu ranking de selecções e Portugal aparecerá colocado em 3º lugar. Que enorme contradição existente entre a excelência da nossa selecção e a desorganização administrativa do nosso futebol, da qual já estão a resultar danos consideráveis ao nível da organização desportiva, com a suspensão dos gabinetes técnicos distritais. Como é que vamos sair disto? Não temos emenda.

terça-feira, abril 27, 2010

Deco


Deco mais uma vez. Há quem não goste e não aceite, ou faça por não compreender. Eu gosto, aceito e compreendo. Também aceito quem pense de maneira diferente. Na minha opinião mais uma entrevista séria porque tudo é dito frontalmente, sem hipocrisias.


"Quanto ao Brasil, será apenas mais um grande jogo. Sou brasileiro mas adoptei a nacionalidade de um país que me deu tudo. Está tudo dito"

Sociedade União 1º Dezembro


Recebi uma carta da Direcção do SU 1º Dezembro demarcando-se do conteúdo da notícia publicada na revista Visão, de 15 de Abril e que mereceu uma entrada neste blog com o título "Tipicamente português - Pobre e mal agradecido". Sabia que as pessoas que acompanham o futebol feminino não são mal agradecidas e o esforço que diariamente fazem para manter em actividade um secção feminina é tanto que nunca poderiam ter uma atitude daquelas, nem sequer como desabafo. Por isso fica aqui o registo para que não pague o justo pelo pecador. Espero que todo o esforço que este clube faz em prol do futebol feminino e da formação continue por muitos anos e que se mantenha o sucesso que tem alcançado.

Dias bons





Grande fim-de-semana para o desporto português, com vitórias no Campeonato da Europa de Judo, através de João Pina, e da Futsal UEFA Cup, através do SL Benfica. Realce para o Futsal em que no Europeu de selecções, Portugal já tinha dado sinais que poderia vencer os espanhóis. Foi desta e estou convicto que se pode ter aberto uma porta que mude o rumo do Futsal europeu.

segunda-feira, abril 26, 2010

Surf



Excelentes imagens de Kelly Slater, o rei do surf

João Peixe - 2 -

Foto após a vitória, do Campeonato da Europa em 1994, em Mérida, onde se conseguem ver Manuel Quaresma, ao meio, o primeiro do lado esquerdo, Dr. Carlos Neves, o terceiro em pé, do lado esquerdo e João Peixe o segundo jogador ao meio, do lado esquerdo.

Não gosto muito de falar de mim, nem que falem de mim, mas há comentários que vão chegando que merecem um pouco mais de destaque, não pelos elogios, mas pelo facto de falarem de pessoas que passaram pelas nossas vidas, como de cometas se tratassem, e que já cá não estão. Foi um período que merece ser destacado e que João Peixe retratou de uma forma simples e exemplar. As selecções nacionais são um espaço único por onde muita gente passa e amizades se constroem, algumas delas não activas, mas sempre latentes e que se vão mantendo assim ao longo dos anos. O Dr. Carlos Neves e o Manuel Quaresma já partiram, mas para muitos, não estão esquecidos, como o João Peixe referenciou e muito bem. Para o João Peixe, um abraço forte e a sentida alegria do reencontro de um contacto que se tinha perdido ao longo de todos estes anos. Aguardamos a visita na Covilhã.


"Foi com bastante agrado que vi o meu nome referenciado neste blog, o Sr Carlos Godinho que é o seu mentor foi um Dirigente com quem tive o privilégio de lidar...", "...que muito contribuía para o bom ambiente, espirito de grupo, enfim uma verdadeira familía que era a Selecção. Também não posso deixar de citar os malogrados Sr Manuel Quaresma, Sr Mouzinho e Dr Carlos Neves assim como o Sr Pedro, Sr Fernando Correia Marques (é o que canta o burrito sim senhor!) Sr Cravinho, O Sr Gonçalves e Francisco (técnicos de equipamentos, o 2ºagora é dirigente!)entre outros ...todos eles me ajudaram a evoluir como homem, pena que deixasse de representar a selecção depois da polémica da lesão que sofri antes da partida para o Qatar em que admito que não reagi com a maturidade que a situação exigia, mas já lá vai....Espero aproveitar o facto de estar a jogar perto da Covilhã para ser mais um a dar apoio á nossa Selecção e um abraço ao Sr Carlos Godinho porque afinal todos somos Portugal!
Abraço João Peixe"

Road to World Cup 2010 - 2 -




Depois de um fim-de-semana atribulado que meteu, entre outros problemas, a perda dos passaportes e os respectivos vistos, fizeram ontem uma festa de despedida junto à Torre de Belém, onde estiveram presentes amigos, familiares, comunicação social e membros da FPF e da Embaixada da África do Sul. Depois de vários apelos na comunicação social, os passaportes foram entregues numa esquadra de Setúbal e finalmente os melhores adeptos da Selecção Nacional vão partir hoje para a sua aventura africana. Que Deus, o nosso, ou os Deuses, dos locais por onde vão passar, estejam com eles. Bem o merecem e precisam.



domingo, abril 25, 2010

Inesquecível




A delegação da FPF e a Selecção Nacional de Futebol foram homenageadas anteontem, através de um jantar de gala, organizado pelo município de Mogale City, onde estiveram presentes mais de 600 pessoas. Já estive em várias cerimónias deste tipo mas sempre organizadas pelas comunidades portuguesas, de Toronto a Nova Iorque, de Macau à Suiça, da Alemanha a França. Contudo, desta vez, form os nossos futuros anfitriões em Junho que a organizaram, o que lhe dá mais valor e significado. Uma cerimónia simples mas extremamente bem organizada e muito bem dirigida por uma apresentadora da TV sul-africana, Carol Manana. Estiveram presentes vários Presidentes de câmaras da região e o Mayor de Mogale City, Koketso Calvin Seerane e ainda o respectivo manager Dan Mashitisho. Também compareceu o Presidente da Federação Sul-Africana, Kirsten Nematandani, presença muito saudada e elogiada. Discursos vibrantes de apoio à Selecção Nacionl deram-nos a certeza de um apoio incondicional durante a nossa estadia em terras sul-africanas.

25 de Abril


Road to World Cup 2010




Eles aí estão de novo. Os melhores adeptos da Selecção Nacional, vão partir hoje, por volta das 16.00 horas, para a África do Sul. Esta tremenda aventura, porque é disso mesmo que se trata, terá início junto à Torre de Belém e vai passar por países como a Líbia, Egipto, Etiópia, Sudão, Tanzânia, entre mais alguns outros, e vão utilizar a carrinha que se encontra na foto. Boa sorte para o Carlos Brum, para o Jorge Franco e para o Joaquim Batista. Vão precisar dela. Têm um site e um blog que já estão online.

http://www.paixaolusitana.com/

http://fann1portugal.wordpress.com/

sábado, abril 24, 2010

Eyjafjallajokull


São das mais impressionantes imagens da natureza que vi até hoje, razão pela qual aconselho abram o site que aqui coloco.




Em Outubro, a Selecção Nacional, irá jogar na Islândia, e para já a nossa viagem de inspecção foi adiada para Julho. Espero que a situação melhore. Todos nós andávamos preocupados com os passageiros retidos nos aeroportos da Europa, mas ninguém fala dos habitantes da Islândia. Depois da bancarrota, este tremendo problema. Que os deuses dêem descanso aos pobres dos islandeses.

Preocupante


No jornal "O Jogo" de quinta-feira vinha publicada a seguinte nota:


"0 (zero) - Número de jogadores que nasceram em território nacional e integram a lista dos dez melhores marcadores da Liga Sagres de 2009/10"


Pode dizer-se que no estrangeiro se encontram jogadores portugueses que são grandes marcadores de golos. Tudo bem, mas aqui, na nossa Liga, são zero. Pois, temos o Liedson que é titular na Selecção Nacional, mas o futuro, com jovens marcadores em evidência é muito reduzido. Uma preocupação que deve envolver a Federação, a Liga e os nossos principais clubes.

Mogale City


Mogale City, assim se chama a cidade-sede onde vamos ficar instalados no Mundial 2010. Ontem foi hasteada a bandeira nacional, em frente ao edificio principal da municipalidade. Depois decorreram varias cerimonias que duraram todo o dia. Delas falarei mais tarde quando tiver melhor internet e inclusive acentos. Talvez ainda hoje.


sexta-feira, abril 23, 2010

Quase


Está quase.

Empty Sky

Podia ser em Bekker High School, Magaliesburg, África do Sul, a partir de 6 de Junho. O cenário não será muito diferente, esperando no entanto que a relva seja melhor. Daqui a pouco saberemos.

Foto: Nicholas Gore

Protocolo


Hoje e amanhã vamos estar na África do Sul onde vai ser assinado um protocolo com Mogale City, a cidade e a região que nos vai receber durante o Mundial. Vai ainda ser hasteada oficialmente a bandeira nacional nessa cidade após uma reunião com o respectivo Mayor e terá lugar um encontro com a comunidade portuguesa e uma conferência de imprensa. Em simultâneo, vamos analisar a evolução das obras e melhoramentos em Bekker High School e Valley Lodge. Oxalá tenhamos boas notícias.

quinta-feira, abril 22, 2010

Edite Fernandes


A prestigiada jogadora do Atlético Madrid e da Selecção Feminina vai disputar o campeonato norueguês. Em princípio seria mais uma transferência igual a tantas outras do futebol, no entanto convém salientar que a Noruega é uma das maiores potências mundiais da modalidade. Já tinha ouvido algo sobre o assunto sendo importante a sua concretização, esperando sinceramente que tudo lhe corra pelo melhor. A saída das nossas melhores atletas para o estrangeiro será sempre um factor de melhoria, em primeiro lugar para si próprias, pessoal e profissionalmente falando, mas inevitavelmente também para a Selecção Nacional. Mais e melhores condições de treino, mais e melhor competição, darão a estas atletas mais capacidades além das habilidades específicas que já possuem e potenciarão o seu crescimento.

Van Gaal


Faltavam alguns minutos para terminar o jogo Bayern Munique/Lyon quando Van Gaal decidiu retirar Robben do jogo. Este, saiu amuado, como saem muitas estrelas quando são substituídas. Van Gaal foi direito ao jogador, parou-o, disse-lhe provavelmente das boas e ainda lhe deu uma pequena palmada no peito para que sentisse quem ali mandava. Robben mudou a atitude e saudou os espectadores. Chama-se a isto ter pulso e liderança de uma equipa. Gostei.

João Peixe

João Peixe, é o penúltimo da direita, em pé, entre Bruno Caires e Quim


Era um dos mais promissores pontas-de-lança do futebol de formação em Portugal. Infelizmente para ele, foi mudando de clube em sequência e sempre descendo na hierarquia dos campeonatos. O jornal "A Bola" de anteontem, foi entrevistá-lo em Penamacor onde se encontra a disputar a III Divisão, com 34 anos de idade. João Peixe foi 38 vezes internacional até aos "Sub/20", tendo sido Campeão da Europa, de "Sub/18", em 1994, em Espanha. Era companheiro de equipa de Quim, Beto, Nuno Gomes e Dani, para falar nos mais conhecidos, numa equipa muito homogénea, liderada por Agostinho Oliveira. Foi aliás a primeira vitória europeia da Selecção Nacional a partir do momento em que foi criado o Campeonato da Europa dessa categoria. No ano seguinte, no Qatar, esta selecção alcançaria o 3º lugar no Campeonato do Mundo "Sub/20".

quarta-feira, abril 21, 2010

Pôr do sol no estádio


Por: SvobodalT

Falta de condições

Há alguns jovens no mundo que estão onde muitos outros milhões gostariam de estar, jogar ao mais alto nível numa grande equipa de futebol. A maioria desses jovens vai crescendo como futebolistas mas também como homens, já que a maioria deles não teve a felicidade de ter uma formação de base condigna. Alguns, porém, desperdiçam uma, duas, três oportunidades e quando dão por isso deitaram pela borda fora o que os outros tais milhões sonhariam, estar ali naqueles grandes palcos. É o caso de Balotelli que apesar das desavenças constantes com Mourinho se tem mantido na equipa do Inter. Parece-me que até ontem. O que é pena pois qualidades tem-nas, como futebolista. Como homem, duvido.

Covilhã - 1 -


Foi finalmente formalizado o acordo da FPF com a Câmara Municipal da Covilhã. Foi feito um esforço notável por parte da autarquia para receber a Selecção Nacional nesta cidade serrana. Houve uma melhoria significativa das infraestruturas desportivas no sentido do acolhimento de um estágio deste tipo bem como na adaptação dos hotéis envolvidos às condições requeridas pela equipa técnica. Um conjunto imenso de pormenores e detalhes que foram resolvidos pela capacidade organizativa da Câmara Municipal. Começou a contagem decrescente para o arranque dos trabalhos.

terça-feira, abril 20, 2010

Carlos Carvalhal


Não é inédito, acontece poucas vezes, mas acontece, um treinador a trabalhar num clube saber antecipadamente que não vai continuar na época seguinte e dessa decisão ser dado conhecimento público. É uma situação de facto ingrata para um treinador ser colocado perante uma situação deste tipo e ter capacidade para motivar os seus atletas e fazer-se ouvir por estes. Tem de ter muita qualidade, particularmente ao nível das condições de comunicador e motivador, para o conseguir. Carvalhal, nesse domínio, tem mostrado que está bem preparado para o momento que vive. Reconhecimento e agradecimento que o seu clube lhe deveria fazer. Nem só quando se ganha se devem elogiar os agentes do desporto. A dignidade e uma postura coerente devem e merecem ser realçados.

Helder Postiga


Porque o conheço bem, porque sei as qualidades que possui, porque também sei que a vida bem sempre é aquilo que queremos que seja, sempre acreditei que para Helder Postiga, o momento chegaria. Chegou ontem. Estou convicto que com um novo treinador, uma nova estrutura e um pouco mais de confiança em si próprio, poderá fazer uma boa época em 2010/11. Ainda vai a tempo.

Covilhã


Hoje, pelas 12.00 horas, nos Paços do Concelho da Covilhã, será assinado o protocolo entre a Câmara Municipal da Covilhã e a FPF, para a realização do estágio da Selecção Nacional na cidade serrana. Depois de muitas reuniões e consequentes acertos de planeamento, este protocolo representa o arranque formal e oficial dos trabalhos de preparação da Selecção Nacional para o Mundial 2010. A partir desse momento, segue-se a convocatória dos jogadores, também na Covilhã, em 10 de Maio, pelas 20.00 horas, e a concentração de parte dos jogadores, para o pré-estágio, às 12.00 horas, do dia 13 de Maio. Finalmente, a 19 de Maio, já com a presença de todos os jogadores, inicia-se o estágio final.

segunda-feira, abril 19, 2010

Nuvens vulcânicas

Num momento confuso e delicado que se vive por toda a Europa, devido às nuvens vulcânicas que chegam da Islândia, encontrei esta bela foto das luzes de um estádio que parecem estar acima das nuvens.
Foto: c21jrooney

David Nascimento


David Nascimento, aliás "Dádá", como era conhecido na altura, é um antigo jogador, nascido em Cabo Verde, naturalizado português, que jogou em diversos clubes portugueses, entre os quais o FC Barreirense, do qual junto foto - é o primeiro da direira em pé -, tendo emigrado para a Holanda em princípios dos anos noventa e onde veio a estabilizar a sua vida. Na época de 93/94, chegou a ser convocado por Carlos Queiroz, para a Selecção Nacional, para um jogo Portugal/Malta, que se disputou no antigo Bessa, não se tendo equipado. Foi, segundo as notícias, nomeado Seleccionador Nacional de Moçambique, e o curioso é que um dos seus primeiros jogos, se não mesmo o primeiro, será contra Portugal. Felicidades para a sua carreira.

Sub/20


Inicia-se hoje um novo estágio da Selecção "Sub/20". Como curiosidade, refira-se que dos 22 jogadores convocados, 16 (11 da 2ª divisão) pertencem a clubes das divisões inferiores e só 6 a clubes da liga principal, e destes, praticamente nenhum titular absoluto das suas equipas. Directamente representados não está nenhum dos três grandes, embora alguns jogadores convocados tenham ainda vinculo a esses clubes. Este facto poderia ser interpretado como sintoma positivo de descentralização mas o que acontece é exactamente o contrário, dado que os grandes clubes vão apostando cada vez menos na formação com vista às suas equipas principais, o que leva os jovens, para competirem, a irem descendo para as divisões secundárias, com reflexo directo na vida das selecções nacionais. É evidente que no próximo Campeonato da Europa de "Sub/21", com a união de dois grupos jogadores, estes e os actuais "Sub/19", Portugal terá, provavelmente, uma equipa capaz de lutar pela qualificação, sem contudo ter uma selecção com a qualidade como as que existiram nos últimos dez anos, isto se estes jovens não começarem a competir a um nível mais alto, dentro ou fora do país. Para já veremos a sua resposta num torneio que a FPF irá organizar no final da época em Viseu. Um motivo de reflexão e preocupação.

Botafogo



Parabéns aos meus amigos do Botafogo pela vitória do título carioca.



domingo, abril 18, 2010

João Garcia

Annapurna. A última das 14 montanhas com mais de 8.000 metros. Parabéns João Garcia.

Pesetero


Em artigo publicado no Expresso, penso que da sua Direcção, afirma-se sobre Luís Figo, e na sequência do assunto Taguspark: "Ao mesmo tempo, o facto de sabermos que entrou no negócio do do minério de ouro na Guiné-Bissau, deixa certas perplexidades sobre os seus interesses. E vem à memória o insulto que lhe faziam em Barcelona, quando rumou a Madrid: pesetero!". Será legítima esta associação e este insulto? Figo, por ter sido futebolista de sucesso, e por isso ter ganho bastante dinheiro, está condenado a ter de guardar esse capital no banco e não ter o direito de o investir ou de o utilizar conforme lhe dê na gana? Não comento o assunto Taguspark que já foi demasiado escalpelizado na comunicação social, mas somente este tipo de associação indevida e insultuosa à vida das pessoas. Chamem-se Figo, Balsemão, ou Zé das Pistolas.

Alexandrina

"Vou ser espanhola". Por mim acho que lhe deve fazer bom proveito. Depois de ser internacional por Portugal desde os onze anos, portanto em todas as selecções dos escalões de formação até aos seniores de andebol, a jogadora natural de Cabo Verde, optou por naturalizar-se espanhola e como afirmou "se for chamada (à selecção espanhola) aceitarei". Não está em causa a procura de uma melhor situação profissional e a busca de novos horizontes, e não sou eu que crucificarei quem seguir esse caminho, mas este caso é um pouco diferente. A atleta abdicou de toda uma história e de um passado como atleta portuguesa que deveria ter respeitado. Os regulamentos do andebol, ao contrário dos do futebol, aceitam esta situação, mas uma coisa são os regulamentos, outra os princípios e a nossa dignidade, enquanto cidadãos de um país. A Selecção Feminina de Andebol é fraca no conceito europeu e não se qualifica para os Europeus e Mundiais, mas é nossa, veste as cores do nosso País, e representa-nos com dignidade. Com ou sem Alexandrina.

sábado, abril 17, 2010

Arbitragem e organização

http://espnbrasil.terra.com.br

Árbitro suspenso apita semifinal do Paulistão




E ainda falamos nos nossos problemas. No Brasil, pelos vistos, é bem pior.

Em que ficamos?


A propósito dos incidentes na Arábia Saudita com a equipa de Luiz Felipe Scolari, na página 32 do Record de ontem, diz-se textualmente: "Scolari procurou acalmar os ânimos mas sem grande sucesso".

No mesmo jornal, na página 40, é atribuída uma medalha de lata ao treinador brasileiro com a seguinte argumentação: " O ex-seleccionador de Portugal voltou a estar envolvido em confrontos depois do célebre episódio com o sérvio Dragutinovic. Desta vez, a confusão foi iniciada pelo seu tradutor durante um jogo do Bunyodkor, mas Scolari também andou a ver se molhava a sopa (pág.32)".

Em que ficamos? Andou mesmo a molhar a sopa ou procurou acalmar os ânimos? No vídeo vi alguns a molharem a sopa mas de facto só vi Scolari a tentar separar as pessoas, nem parecendo aquele treinador emotivo que conheci. Pelos vistos, no mesmo jornal, duas análises distintas e contraditórias. Dois anos depois, Felipão ainda consegue dividir opiniões. Também é verdade que nunca se consegue agradar a todos, mas neste caso, havendo comentários tão desencontrados numa mesma publicação, dá ideia de alguém não estar a cumprir correctamente o seu papel de informar. Penso eu de que.


Fair-Play, ou interesses comuns?

Isto seria possível em Portugal? Claro que não. Final da Champions na Luz com a presença do FC Porto e sem o SL Benfica, ou ao contrário, imagine-se o que seria? Por isso esta cerimónia que decorreu em Madrid, merece destaque e serve de exemplo aos Presidentes dos nossos principais clubes. Pode haver a maior rivalidade dentro do campo, mas fora dele o desporto e o negócio é o mesmo. Porque não defendê-lo em conjunto? Laporta, Florentino, Cruyff , Cristiano Ronaldo e Kaká, ensinam como.

sexta-feira, abril 16, 2010

Respeito, ou a falta dele

"Sr. Primeiro-Ministro, de intervenção em intervenção, vai ficando cada vez mais manso", Francisco Louçã, hoje na Assembleia da República. Edificante e pedagógico. Manuel Pinho por algo idêntico em gestos teve a coragem de demitir-se, e Louçã não deveria retratar-se? Não se deve faltar ao respeito a ninguém, sem excepção, mas quando se começa a faltar ao respeito a pessoas com esta dimensão, o que vem a seguir nunca será positivo. O problema no nosso país é que a crise, a verdadeira, é de valores, ou melhor da falta deles.

Tipicamente português "Pobre e mal agradecido"


Revista Visão - 15 de Abril
Não sei quem é o Senhor José Figueira, referenciado na revista como dirigente do 1º de Dezembro, tendo por isso acrescidas responsabilidades, mas de facto as suas palavras são bem decepcionantes, e pouco respeitadoras para as suas atletas e para o seu treinador Nuno Cristóvão, sobretudo num ano e num momento que foi de mudança interna dentro da FPF no apoio ao futebol feminino, com as medidas que passo a enumerar:

Subsídio de deslocação às equipas participantes no Campeonato Nacional, num total de cerca de 100.000 euros; Aumento do número de equipas e nova fórmula competitiva no Campeonato de Promoção; Criação de uma nova competição - Taça Promoção; Oferta de 25 bolas a todas as equipas participantes nos campeonatos nacionais - cerca de 900 bolas; Continuação do incremento organizativo do Mundialito do Algarve; Promoção junto das Associações distritais para a participação no Torneio Inter-Associações com o consequente aumento de 12 para 16 equipas; Reforço do apoio às estruturas da Selecção Nacional com a vinda de novas atletas que jogam no estrangeiro; Organização da Final da Taça de Portugal no Estádio Nacional; Transmissões televisivas dos jogos da Selecção Nacional.

Quando publicamente, por parte das atletas e treinadores, foram feitos destacados elogios ao momento significativo de promoção do futebol feminino que representou a Final no Jamor, quando vi a alegria de todos aquele(a)s simpatizantes do futebol feminino antes, durante e após a final, quando no domingo, ao encontrar-me com Carla Couto, esta me referiu a tremenda felicidade que lhe ia na alma, surge este senhor a dizer estas palavras amargas, sem sentido. Nunca falaria destes apoios, nem a FPF o fez, se não saisse uma notícia deste tipo.
Nem tudo é perfeito, todos, e nós, melhor que ninguém, o sabemos, porém nunca se falou tanto do futebol feminino como nesta época, e de certeza que não foi obra do acaso nem do Espírito Santo. Por isso, um momento de euforia e alegria como este, mereceria melhores palavras.

Regime Jurídico

Está quente a questão da aprovação pelo futebol do Regime Jurídico das Federações Desportivas. Carlos Coutada, Presidente da AF Braga, em declarações de anteontem disse: "As Associações irão recorrer a todos os meios legais para impedir a sua aprovação", e sugere que sejam desenvolvidas negociações com o Governo e grupos parlamentares para que a lei seja revista considerando que a mesma tem normas que ferem a Constituição da República. Este é um assunto preocupante para o normal decorrer das actividades do futebol, particularmente do fomento e desenvolvimento. Não querendo ser partidário deste ou daquele sector, não me parece contudo justo que as associações sejam consideradas como os "patinhos feios" do futebol português e sobre elas recaia todo o odioso desta situação e o alvo a abater. As associações de futebol, com todos os defeitos que lhes possam atribuir, são as responsáveis pela organização semanal de mais de 1.000 jogos de futebol por todo o país, e esse facto não tem merecido a devida atenção, realce e valor. Por último, a própria lei em si, nalguns pontos correcta e progressista, é, quando se refere, por exemplo, às assembleias gerais, confusa e complicada, e parece-me ter sido feita por alguém com poucos vínculos à história e à realidade do desporto português. Se queriam mudar sem que houvesse tanta reacção, não deveriam ter avançado sem que houvesse um consenso muito alargado sobre a matéria. Mas não, como em quase tudo nas nossas vidas, preferimos complicar e atrapalhar. Dada a sensibilidade da matéria, não sei sinceramente como isto vai acabar. Haja esperança.

Jaime Pacheco


Depois de ter falado aqui há dias de Jaime Pacheco e do facto de se encontrar a treinar o Al Shabab, da Arábia Saudita, ontem o treinador português acabou por ser despedido, após ter perdido um jogo. Atitudes sauditas habituais. Aqui há uns anos, Nelo Vingada, que se encontrava como Seleccionador da Arábia Saudita, depois de ter vencido a Taça da Ásia, o equivalente asiático do Euro, estava no banco a orientar um jogo da selecção e recebeu uma chamada, vinda da tribuna, para proceder a uma substituição. O telefonema foi do princípe, que julgo era Presidente da Federação. Nelo recusou. No outro dia estava a comprar o bilhete de regresso a Portugal. Vida difícil a dos treinadores no Médio Oriente.

quinta-feira, abril 15, 2010

Curiosidades dos Mundiais - 5 - 1954


O Mundial de 1954 disputou-se na Suiça e foi ganho pela Alemanha que na final bateu a melhor equipa do mundo de então, a Hungria. Surpresa geral.

O jogo dos 1/4 final entre o Brasil e a Hungria ficou conhecido como a "Batalha de Berna" tal a quantidade de expulsões e agressões. A Hungria ganhou o jogo mas perdeu a guerra dado que no final, nos confrontos nos balneários após o jogo, um dos seus jogadores caiu inconsciente e o seu treinador precisou de levar quatro pontos, depois de ter levado com uma garrafa partida. Este foi o mundial de Puskás que no entanto não conseguiu levar a sua selecção ao triunfo.