No dia em que o Governo publicou o diploma em que é suspenso o Estatuto de Utilidade Pública Desportiva à FPF, soube-se que a FIFA irá publicar o seu ranking de selecções e Portugal aparecerá colocado em 3º lugar. Que enorme contradição existente entre a excelência da nossa selecção e a desorganização administrativa do nosso futebol, da qual já estão a resultar danos consideráveis ao nível da organização desportiva, com a suspensão dos gabinetes técnicos distritais. Como é que vamos sair disto? Não temos emenda.
Numa tarde de Maio de 1991, 18 jovens, cada um com uma placa na mão, com uma letra impressa, apresentaram-se no relvado do Estádio Nacional, no intervalo da Final da Taça de Portugal. Juntas as 18 letras, formou-se esta frase. Luís Figo, Rui Costa, João V.Pinto, Jorge Costa, Rui Bento, Brassard, Peixe, entre outros, eram os jogadores que formavam esse grupo. Semanas depois, em Lisboa, mas no Estádio da Luz, perante 127.000 espectadores, tornaram-se Campeões do Mundo Sub/20.
O que eu gostava de saber é a razão ou razões de essa suspensão ter acontecido.
ResponderEliminarEstou completamente a leste da questão e fico deveras admirado porque, vá lá saber-se porquê, tenho a sensação de que, pelo menos há uns anos a esta parte, os sucessivos governos sempre deram uma mãozinha à FPF [sempre discutível, principalmente quando se trata de dinheiros públicos]. Claro que é apenas "sensação" porque como o mundo futebol, suas relações, é mar [ou oceano] de águas demasiadamente agitadas para eu nelas nadar, prefiro ficar com a minha santa ignorância e nem tentar sequer a abordagem já que tenho outras águas onde posso ser "mais útil".
Quanto ao terceiro lugar, ora, é bom. Apesar de que este "ranking" é discutível [sempre discutível e não só quando nos relegam para 10° ou ao Brasil para 2º] claro que fico contente, aliás sinto-me bem até à 8ª [oitava] posição, porque já seria bonzinho se atingíssemos os quartos-de-final neste Mundial.
Saudações
Neves, AJ