domingo, fevereiro 06, 2011

Um exemplo


O internacional Sub-21 islandês Kolbeinn Sigthórsson tornou-se no segundo jogador estrangeiro a marcar cinco golos num jogo da Liga holandesa e revelou ter sido "algo de extraordinário." 

Quando visitámos a ilha para o jogo do Euro 2012, tinha abordado  a evolução do futebol da Islândia. Confirma-se esse crescimento com a qualidade da actual equipa de sub/21 que eliminou a Alemanha, anterior campeã europeia, e a maior potência do futebol europeu e ainda a Escócia. Hoje percebem-se os porquês. Investimento nos jogadores, mas sobretudo nas infraestruturas. Resultado, primeira presença numa fase final dos sub/21, e jogadores a brilharem nos clubes europeus. Um exemplo  que os frios e distantes islandeses estão a dar a muito boa gente, mais preocupados com o seu umbigo do que com a formação e o desenvolvimento.

"A Islândia surpreendeu muita gente quando se apurou para o Campeonato da Europa Sub-21, mas as sementes desse sucesso remontam há dez anos, segundo o presidente da Federação Islandesa de Futebol (KSÍ), Geir Thorsteinsson.Os Sub-21 islandeses causaram espanto ao afastar a campeã Alemanha na qualificação e a Escócia no "play-off" – uma reacção que Thorsteinsson diz ser compreensível. "Esta é a primeira vez que nos apuramos, por isso é um grande feito", disse ao UEFA.com. "Toda a gente aguarda com expectativa pela fase final."
Thorsteinsson acredita que muito do progresso dos Sub-21 se deve à melhoria nas condições de treino de uma ilha habituada a longos Invernos."Existiam apenas campos de cascalho, que na maior parte das vezes estavam congelados. Agora temos pavilhões com relva artificial e as condições perfeitas para combater a pausa de Inverno."
E foi o investimento recente que tornou isso possível. "Na última década desenvolvemos muito as instalações desportivas, e agora possuímos vários campos de relva artificial, ao ar livre e 'indoor', bem como pavilhões."
O resultado desses projectos tem sido evidente, proporcionando a rápida subida de cotação dos Sub-21. A goleada caseira sobre a Alemanha, por 4-1, suscitou um "enorme interesse na equipa", afirmou Thorsteinsson."

Sem comentários:

Enviar um comentário