terça-feira, fevereiro 08, 2011

S. Tomé e Príncipe

A Federação  de S.Tomé e Princípe, pequeno país de África, antiga colónia de Portugal, retomou as suas actividades como membro da FIFA, depois da eleição há três meses do seu novo presidente, Idalécio Pachire. O recente presidente pretende recriar as suas selecções nacionais e participar nas competições continentais, tentando já em Setembro disputar as eliminatórias do mundial 2014. Uma boa notícia para os praticantes sãotomenses, que se encontram no país e o estrangeiro, particularmente em Portugal. O presidente Pachire falou para o FIFA.com. Portugal, mesmo com as dificuldades actuais, deveria prestar apoio a estas federações, tal como a Espanha o fez/faz em toda a América Latina, seja no âmbito da CPLP, seja no intercâmbio directo entre federações.

FIFA.com: Sr. Pachire, poderia nos explicar o motivo da sua visita à sede da FIFA?
Idalécio Pachire: Faz três meses que assumimos a federação e viemos até aqui para discutir os nossos projetos e problemas com o presidente Blatter. Falamos sobre futebol feminino, futsal, categorias de base e beach soccer e identificamos os nossos objetivos principais.


Vocês também conversaram sobre os problemas que o futebol enfrenta em São Tomé e Príncipe?
Sim. A nossa maior preocupação é o fato de não podermos mais votar como membros da FIFA, porque a nossa seleção não participa de torneios e nem de eliminatórias internacionais ou continentais desde 2003. Portanto, uma das nossas tarefas mais árduas será montar uma equipe nacional competitiva para as eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA 2014, que começam em setembro.Como fazer para que São Tomé e Príncipe monte uma seleção de bom nível?
Temos um projeto de quatro anos cuja meta é aumentar sensivelmente o número de futebolistas no país. Claro que somos uma nação pequena, mas temos um verdadeiro potencial de jogadores e precisamos buscá-los nas diversas regiões do país. É por isso que a triagem e a formação são fundamentais. Além disso, devemos melhorar a qualidade do futebol e, para isso, queremos repensar as competições de juniores, os torneios femininos e a seleção principal. Tudo isso vai possibilitar que tenhamos uma equipe nacional de qualidade daqui a três ou quatro anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário