sábado, fevereiro 05, 2011

Fair-Play financeiro


A UEFA alertou  ontem no seu site para a questão das transferências da janela de Janeiro se enquadrarem dentro dos parâmetros definidos pelas normas do fair-play financeiro que terá início em 2012/13, os primeiros anos a estarem submetidos a estas regras. Aliás, Arsène Wenger alertou também para a questão a propósito das transferências realizadas pelo Chelsea e para os valores nelas envolvidos, numa lógica mais de confronto interno do que propriamente preocupado com o saneamento financeiro do seu adversário... É, será um assunto sério, quando todas estas normas estiverem em vigor, particularmente para os grandes clubes europeus. Uma oportunidade, ou uma abertura, para uma maior aproximação entre os clubes grandes e menos grandes. Talvez uma boa notícia para os clubes formadores produzirem e utilizarem os seus formandos e poderem assim, equilibrando as suas contas, poderem discutir com mais igualdade com os grandes colossos europeus.

"Os Regulamentos do Licenciamento de Clubes e Fair Play Financeiro da UEFA têm recebido forte apoio por parte dos gestores de todos os clubes, durante o longo e profundo processo de consulta e aprovação.
A UEFA está ciente da recente actividade a nível de transferências um pouco por toda a Europa. Deve realçar-se, contudo, que as regras do fair play financeiro não impedem os clubes de gastarem dinheiro em transferências, exigindo-lhes, sim, equilíbrio nas suas contas no final da temporada. É, pois, difícil comentar qualquer situação específica sem conhecer a estratégia a longo-prazo de cada clube.
Não há dúvidas de que as transferências agora realizadas irão ter impacto nos resultados de equilíbrio das finanças dos clubes no final dos anos financeiros de 2012 e 2013 - os primeiros a estarem sujeitos a esta regra. Os clubes conhecem os regulamentos e sabem que a UEFA está totalmente empenhada em implementá-los com rigor. Por exemplo, a partir deste Verão todos os pagamentos previstos em transferências e salários serão avaliados pelo Painel de Controlo Financeiro dos Clubes, como parte da regra dos "pagamentos devidos"."


Sem comentários:

Enviar um comentário