quarta-feira, abril 14, 2010

Em que ficamos?

Portugal/Escócia
28.04.1993


Paulo Futre, mais uma vez, em declarações muito contraditórias com o que já disse sobre jogadores nacionalizados e roçando um pouco a incoerência, disse ontem no "Record" sobre Paulo Assunção: "Está num momento fantástico e a Selecção Nacional não possui um pivot desta qualidade", "Assunção é o jogador que eu quereria ter na minha equipa e como já tem nacionalidade portuguesa, julgo que faz todo o sentido ser convocado". Não contesto a avaliação desportiva que faz sobre Paulo Assunção, o que me parece estranho é que se considere normal e se proponha a sua convocação, quando há uns meses atrás tanto criticou a FPF sobre a convocação de Liedson. Existem actualmente em Portugal, em eventual situação de convocáveis, vários jogadores que dariam jeito à Selecção Nacional, para a cobertura de lugares em que esta se encontra pontualmente mais fragilizada, mas se seguissemos esse caminho, sem parar, teríamos então de deixar de chamar Selecção Nacional de Portugal a algo que seria outra coisa. Quero acreditar, e dou o benefício da dúvida a Paulo Futre, que estas declarações não sejam feitas unicamente por Assunção ser jogador do Atlético Madrid.


4 comentários:

  1. Confesso que não percebi, embora reconheça total incoerência nas declarações de Futre. Mas não percebo uma ideia sua: refere que convocar jogadores nacionalizados, para posições algo fragilizadas, seria seguir por um caminho que não seria a Selecção Nacional de Portugal. Com Deco, Pepe e Liedson já é? E o Evaldo, por exemplo, tem menos direitos? É essa diferença de critérios que eu não entendo.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Meu caro anónimo
    O que disse e mantenho é que não podemos abrir totalmente este espaço embora com a porta que foi aberta, não haja, de facto, um critério bem definido, e nisso tem razão. Não está em causa o Evaldo o Assunção ou qualquer outro. Esses dois e outros, têm os mesmos direitos, legalmente, que qualquer português nascido no nosso território. A Selecção é que não pode estar constantemente a alargar o número de jogadores naturalizados. O caminho é maior investimento na nossa formação, não é naturalizar em face das necessidades. É a minha opinião.

    ResponderEliminar
  3. Totalmente de acordo. O problema é que temos feito isso, precisamente: naturalizar consoante as necessidades (pelo menos no caso do Liedson).

    Cumprimentos para o director desportivo de todos nós.

    ResponderEliminar
  4. vamos ver ... como é na alemanha....cacau, klose, trochowski, marin, eo melhor jogador jovem 2006..... podolski ?

    ResponderEliminar