quarta-feira, abril 08, 2009

Vintage

Começou hoje o Torneio do Porto, entre selecções sub/19, tendo Portugal vencido a Dinamarca por 2/0 e apresentando-se desse modo como forte candidato à vitória na competição. No entanto, não foi esta vitória que me mereceu este "post", mas sim a memória de muitos momentos passados neste popular torneio da Páscoa que já vai na 27ª edição. Lembro-me particularmente do que se disputou no ano de 1990, antes da fase final do europeu, que teve lugar na Hungria, e onde fomos, injustamente, vice-campeões da Europa, depois de termos perdido a final com a União Soviética, através da marcação de penalties. O facto mais saliente desse torneio do Porto, não foi, porém, a nossa vitória, mas a equipa em si. Foi um ano de extraordinária colheita.
Se não vejamos a equipa:Sentados: Luís Figo (Sporting CP), Peixe (Sporting CP), Luís Miguel (FC Porto), João Oliveira Pinto (Sporting CP), Gil (SL Benfica), Rui Costa (SL Benfica), Paulo Pilar (Sporting CP) e Toni (FC Porto)
Em pé: Jorge Silva (FC Porto), Abel Xavier (CF Estrela Amadora), Jorge Costa (FC Porto), Luis Nabais (SC Estrela), Álvaro Gregório (FC Porto), Miguel Bruno (FC Porto), Kico (Boavista FC) e Brassard (SL Benfica). Não esquecendo ainda a ausência da maior referência dessa equipa, João Vieira Pinto, que provavelmente, por motivos físicos, não esteve presente.
Deste grupo de jogadores presentes no Porto, dez deles tornar-se-iam campeões do mundo sub/20 no ano seguinte. Seis alcançariam a internacionalização "AA". Um deles - Luís Figo - foi considerado em 2001 o melhor jogador do mundo pela FIFA e é o jogador português mais internacional de sempre. Será muito difícil, para não dizermos impossível, voltarmos a ter um grupo de jogadores e uma equipa com este alto nível. Como última curiosidade, refira-se que Rui Costa, chegado tardiamente às selecções nacionais, se estreou com a camisola das quinas no primeiro jogo desse torneio, contra a Holanda. Foi a primeira de um total de 135 internacionalizações, das quais 94 nos "AA".

Sem comentários:

Enviar um comentário