"A primeira e única vez que Brasil e Portugal se encontraram em mundiais foi pela Copa de 66 (Liverpool, 19-7-66), quando os Magriços venceram por 3-1. Depois da derrota que afastou a canarinha da Copa de Inglaterra, os jornalistas brasileiros, incrédulos, curtiam a maior fossa na sala de imprensa, tentando encontrar uma explicação e uma justificativa para tão surpreendente vexame. Faziam uma pequena autópsia da derrota.
...O consenso, porém, foi estabelecido: acima de tudo e simplesmente, o Brasil perdera porque faltou futebol à selecção.
Enquanto os brasileiros discutiam na sala de imprensa - cada um com o seu diagnóstico - levantou-se da secretária na qual escrevia as suas notas, o jornalista português Carlos Pinhão, de A Bola. Com passos firmes, bem determinado, Pinhão foi até à cabine telefónica para passar sua matéria. No final, Pinhão, sobranceiro, olhando em seu redor, ditou em voz alta e bem soletrado, para que todos os brasileiros ouvissem, o título da matéria, que foi este: A TERRÍVEL VINGANÇA DA BOLA QUADRADA."
In "Meu Brasil Brasileiro" de Duda Guennes
Sem comentários:
Enviar um comentário