quinta-feira, abril 23, 2009

Outros sobre Mourinho


"O treino de sexta-feira, ao incidir sobre os subprincípios dos subprincípios relativos à finalização, por exemplo, está a incidir sobre o 1/3 relativo à execução propriamente dita, mas também sobre os 2/3 relativos à tomada de decisão aí implicados.

Perceba-se que o problema da decisão não se circunscreve ao momento final da situação de finalização, mas também aí está implícito. Agora, os 2/3 que dizem respeito a essa parte da finalização têm subjacente uma muito menor complexidade. Daí que este seja um exemplo das preocupações que Mourinho transporta para o treino de sexta-feira, para salvaguardar as questões relativas à fadiga táctica, fundamentalmente."


In "Mourinho - Porquê tantas vitórias?" de B.Oliveira, N.Amieiro, N.Resende, R.Barreto


Se há pessoa que admiro no mundo do nosso futebol, é José Mourinho. Admiro e respeito. No entanto, quando se é grande e outros começam a escrever sobre o próprio, existe o risco enorme de se transformarem coisas normais, embora possivelmente de grande valor, em situações quase próprias de eruditos, como se apresenta aqui nesta prosa. Lembram-me alguns concertos de música clássica a que assisti em Lisboa, em que ditos especialistas, se torciam e remexiam nas cadeiras como se só eles sentissem a música, enquanto a grande maioria dos presentes se limitava, humanamente, a ouvir e a tentar entender e sentir o que ouviam. Não será mais fácil ver e ouvir Mourinho, por ele próprio, sem tentar eruditamente, explicá-lo?

Sem comentários:

Enviar um comentário