segunda-feira, abril 27, 2009

Jurgen Klinsmann


A primeira vez que tive contacto pessoal com Klinsmann, foi em 1997, em Berlim, no Estádio Olímpico. Portugal tinha acabado de empatar com a Alemanha e hipotecado a possibilidade de estar presente no Mundial de 1998. Rui Costa tinha sido expulso por Marc Batta no momento da substituição, tendo Portugal ficado com 10 elementos em campo e dando o árbitro à Alemanha, a oportunidade que esta esperava para alcançar o empate. Em tantos anos de futebol e de selecção nacional, foi a maior barbaridade a que assisti no que diz respeito à actuação de um árbitro. Verdadeiramente vergonhoso.

Na cabine da equipa o ambiente era de cortar à faca. No lado de fora a revolta era enorme. Blatter, que assistiu ao jogo, desceu aos balneários e a vontade que tivemos de criar confusão foi grande. Felizmente contivemo-nos! Largos minutos depois, Klinsmann dirigiu-se a mim pedindo-me para cumprimentar a nossa equipa. Abri-lhe a porta e ouvi-o felicitar os jogadores pela exibição efectuada e simultaneamente pedir desculpa pelos acontecimentos. Não precisava de o fazer, nem estava obrigado a tal, mas mostrou assim o seu carácter. Encontrei-o várias vezes em reuniões de preparação do Mundial 06 e nessas ocasiões teve sempre palavras elogiosas para Portugal, para a nossa equipa e para os nossos jogadores.

A propósito, Marc Batta, foi o Comissário UEFA responsável pela arbitragem, no recente jogo Portugal/Alemanha, no Euro 08..., o tal do empurrão do Ballack, ao Paulo Ferreira, no 3º golo!



1 comentário:

  1. lembro me desse jogo perfeitamente. vi o na tv. rui era para ser substituído e dirigiu-se para o banco a marchar. nao correu mas tambem nao se atrasou demasiado. o árbitro fez sinais para ele se despachar e pouco depois ele mostrou lhe esse cartao vermelho que nos custou a substituicao...
    afinal nao se sabe se isso foi a situacao que nos custou a participacao no mundial (deixamos vários pontos em jogos mais fáceis), mas certamente que isso foi uma enorme falta de sensibilidade por parte do sr. batta.
    ele sempre podia aumentar o tempo de compensacao e ninguem se queixava. assim ele sempre ficará uma pessoa ligada a um dos momentos piores do futebol português.

    ResponderEliminar