quinta-feira, abril 02, 2009

Selecção "B"

A Selecção Nacional "B" jogou ontem em Rio Maior e venceu a Selecção da Roménia por 2/0. Nas últimas semanas vários comentadores valorizaram, na minha opinião, com enorme e despropositado realce, esta decisão de retomar os trabalhos desta selecção que me levam, de uma forma meramente factual , a abordar a questão.
A Selecção "B" teve o seu primeiro jogo em 3 de Maio de 1947, disputando até ontem 34 jogos e surgindo sempre de uma forma muito irregular até 1982. Em 14 de Fevereiro de 2000, o Departamento de Futebol apresentou à Direcção da FPF uma proposta de criação deste espaço num pequeno regulamento ou conjunto de normas com vista essencialmente à preparação de todo o universo das selecções seniores para o Euro 2004, conforme se pode ver por um dos pontos desse regulamento onde se referia: "A Selecção Nacional "B" é criada tendo em vista a possibilidade de competição dos jogadores saídos do escalão Sub/21, e tem como objectivo final o desenvolvimento e avaliação das capacidades de atletas internacionais possíveis integrantes da Selecção Nacional no Euro 2004".
Curiosamente, o primeiro adversário foi a Roménia, em 25 de Abril de 2000, disputando-se mais 13 jogos até 26 de Janeiro de 2006. Em 2007 e 2008 abdicou-se desta selecção em favor da realização de jogos da Selecção Sub/21, dado que havia pela frente a participação na fase final do Euro 07 e a na fase de grupos do Euro 09, decisões técnicas perfeitamente justas e compreensíveis. Não houve portanto o terminar de um ciclo nem o retomar de outro. Foram sendo feitos ajustamentos face ao aproveitamento dos espaços competitivos e à respectiva relação perante a realidade financeira da FPF.
Felizmente que houve possibilidade técnica e económica para retomar este processo neste momento e creio que será importante mantê-lo. Relembre-se que participaram nesta selecção jogadores como Caneira, Boa Morte, Miguel, Petit, Paulo Ferreira, Frechaut, Ricardo Carvalho, Tiago, Ricardo Rocha, Hugo Viana, Jorge Andrade, Meira, Maniche, entre muitos outros, que jogaram nesta selecção antes de serem internacionais na Selecção Nacional "AA". Estes são os factos.

Sem comentários:

Enviar um comentário