Já não é a primeira vez que escrevo aqui sobre a canoagem e sobre os extraordinários êxitos dos nossos atletas. Desta vez Portugal através de Fernando Pimente e João Ribeiro, alcançou o 2º lugar no campeonato do mundo, em 500 metros (K2). Mesmo sem mais medalhas, atingiram-se outros lugares muito assinaláveis o que demonstra que um trabalho de fundo e organizado de uma federação, provavelmente sem grandes meios, pode levar a resultados bastante positivos. Parabéns aos atletas, técnicos e federação.
Numa tarde de Maio de 1991, 18 jovens, cada um com uma placa na mão, com uma letra impressa, apresentaram-se no relvado do Estádio Nacional, no intervalo da Final da Taça de Portugal. Juntas as 18 letras, formou-se esta frase. Luís Figo, Rui Costa, João V.Pinto, Jorge Costa, Rui Bento, Brassard, Peixe, entre outros, eram os jogadores que formavam esse grupo. Semanas depois, em Lisboa, mas no Estádio da Luz, perante 127.000 espectadores, tornaram-se Campeões do Mundo Sub/20.
Os êxitos desportivos portugueses são inversamente proporcionais à grandeza [aos orçamentos] das respectivas federações. Alguém que corte os euros à de Futebol... e se êxitos não advirem pelo menos menos arrogância e mais hombridade [isenta de palhaçada] seriam conseguidos.
ResponderEliminarNeves, AJ