sexta-feira, agosto 26, 2011

Sem Abrigo



O Mundial dos Sem-Abrigo, apoiado pela UEFA, arrancou no passado domingo, em Paris, junto à famosa Torre Eiffel.
A nona edição do torneio decorre entre 20 e 28 de Agosto no Champ de Mars e, envolvendo 64 equipas formadas por pessoas desfavorecidas, sublinhará a capacidade do futebol para promover a melhoria e a integração da sociedade.
Os objectivos deste evento de futebol de rua, disputado por equipas de quatro jogadores, passam por combater a exclusão sofrida pelos sem-abrigo, dar-lhes um sinal de esperança para mudarem as suas vidas e chamar a atenção da sociedade para os problemas da exclusão social, por todo o mundo.
Os participantes recuperam a auto-confiança e há estudos que mostram que mais de 70% dos jogadores melhoraram as suas vidas após a participação na prova.
Na sua preocupação com a responsabilidade social, a UEFA apoiou o Mundial dos Sem-Abrigo desde o início, e o torneio cresceu consideravelmente desde a sua primeira edição, em Graz, no ano de 2003.
Mel Young, criador e director da iniciativa, disse: “O evento cresceu para lá das nossas maiores expectativas. Nunca sonhámos que viríamos a fazer jogos ao lado da Torre Eiffel, ou a fazer o sorteio no Stade de France, ou sequer jogar no Champ de Mars com 64 equipas. Mas acho que o principal é o impacto que tem na vida dos jogadores: estão a mudar graças ao futebol.”
Emmanuel Petit, embaixador do torneio, concordou: “O mais importante é o impacto social que esta prova pode ter. Tira as pessoas da rua, para que elas possam recuperar uma certa dignidade, através de regras e estruturas bem definidas. O desempenho em campo é importante, mas no que estamos concentrados, mesmo, é no impacto social.”
A cerimónia de abertura, no domingo, envolveu 800 pessoas, representando 53 países, com 48 equipas masculinas e 16 femininas a desfilar pelas ruas da capital francesa, do Trocadéro ao local do torneio, o Champ de Mars, ao som de tambores, sorrisos e músicas de todo o mundo.
No seu discurso de abertura, Petit disse esperar “que esta semana seja memorável para todos, pela competição e pelo futuro. Declaro aberto o Mundial dos Sem-Abrigo.”
A competição começou em alta, com a equipa anfitriã a defrontar, no jogo de estreia da classificação masculina, num dos três campos existentes, a selecção de Portugal, nº 1 do ranking mundial, com os lusos a vencer por 8-5. Mas o ânimo dos adeptos da casa melhorou logo a seguir, com a vitória da selecção feminina sobre o Paraguai, por 6-4.
Destaque, também, para países menos conhecidos, como a Palestina e o Quirguistão - este último a conseguir frente à Coreia do Sul o melhor resultado do dia, uma vitória por 19-0.

Pouco interessará os resultados da nossa equipa mas sim todo o trabalho de ordem social que as instituições de suporte a estas iniciativas vão fazendo na integração social dos seus componentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário