terça-feira, agosto 09, 2011

Os dedos de uma mão

José Manuel Delgado, ontem, no jornal "A Bola", numa pequena nota acerca do Mundial da Colômbia, afirmou o seguinte: "Geração do desenrasca - Partiram para o Mundial Sub/20 da Colômbia sem espalhafato e com expectativas baixas a rodeá-los, como convém num País que não está para jovens. Porém, já estão nos oitavos-de-final, onde defrontarão a acessível Guatemala. Quando regresssarem, quantos destes jovens jogadores vão ter acesso à titularidade na Liga Zon-Sagres? Os dedos de uma mão vão sobrar..."

O jornalista, antigo praticante de méritos reconhecidos, tem toda a razão sobre o destino que terão alguns destes jogadores que disputam o mundial. Estes, os mais mediáticos, ainda têm a seu favor o aparecimento público na Selecção Nacional, mas todos os outros da mesma geração, ou os da anterior, e se calhar os da próxima, que não têm acesso à selecção, terão vida ainda mais difícil. Os culpados, a existirem, serão muitos, se calhar todos nós, que não temos sido particularmente fortes  nas crítícas e criativos nas propostas de alterações dos regulamentos e leis que nos regem, permitindo-se assim a total desregulação de  uma área que tem sido deixada ao abandono e ao livre critério de quem contrata. Se não respeitarmos e defendermos o que é nosso, um dia teremos sérias dificuldades em dizer o que é isso do futebol português. E pelo que tenho visto, o que por aí anda a jogar e que não é português, salvo algumas boas excepções, é bastante mau.

1 comentário:

  1. Bom artigo de José Manuel Delgado,concordo com ele,apesar de achar que não vão sobrar dedos de uma mão,serão mais!Acabamos à hora que escrevo este comentário de nos apurarmos para os quartos de final,vamos enfrentar a "poderosa" Argentina,...acho que vamos seguir em frente,é preciso é não cometer os mesmos erros tácticos dos últimos 25 minutos do jogo de hoje com a Guatemala.Sentiu-se também algum cansaço físico nos últimos 15 mnutos,mas é normal.A força psicológica contra os argentinos será determinate para evitar este tipo de cansaço.

    ResponderEliminar