"More than half a century after his death, Indian spiritual leader Mohandas “Mahatma” Gandhi is still revered as one of the greatest-ever champions of social justice and equality. Less well known is the way in which he used football to help spread his ideas, particularly during the early years of his political struggles in South África."
É desta forma que a revista FIFA World, do mês de Outubro, inicia um extraordinário artigo da autoria de David Ruiz, de Durban, sobre o pacifista hindu Mahatma Gandhi. Ruiz através de buscas na África do Sul acabou por descobrir a história de Gandhi neste país e da sua ligação ao futebol, no início do século passado. Pioneiro da luta anti-racial e defensor, enquanto jovem advogado, dos elementos hindus que viviam na África do Sul, veio a sofrer consequências dessa sua luta, tal como aconteceria a Mandela mais tarde. Não existem provas concretas que tenha sido jogador, mas as fotos e as informações recolhidas provam a sua ligação íntima ao futebol dessa altura, tendo inclusivamente ajudado a formar diversos clubes e a Associação Sul-Africana de Futebol Hindu. Gandhi via no futebol um grande potencial para encorajar os seus elementos ao trabalho de equipa e formou o clube "Passive Resisters" sobre os princípios e valores do espírito de equipa e do fair-play.
http://pt.fifa.com/aboutfifa/magazine/index.html - abrir este link para leitura da revista em formato electrónico e do artigo publicado nas páginas 50 a 53
Sem comentários:
Enviar um comentário