terça-feira, dezembro 28, 2010

Suplementos

Em tempos conheci um jogador que tomava, com alguma frequência, alguns destes suplementos com origem muito duvidosa e que a única coisa que acrescentavam eram riscos desnecessários. Várias vezes alertado pelos médicos, continuou insensível aos perigos de falsificação. Um dia aconteceu mesmo. Hoje lembrei-me dessa história a propósito destes ciclistas. Acredito na sua inocência se tiver sido só esse o caso, e talvez fosse o momento para uma campanha pedagógica das autoridades competentes, junto dos atletas e clubes, alertando para o perigo do uso desses produtos. Os médicos dos clubes e os atletas por si próprios, dado que são as suas carreiras que estão em risco, deveriam desconfiar, sempre, destes suplementos e evitar utilizá-los.

Suplemento nutritivo de venda livre contaminado ignora os efeitos secundários na rotulagem. Análise em laboratório belga detectou metilhexanamina, que viola os regulamentos da AMA.
O suplemento nutritivo Anadraulic Pump foi o responsável pelos positivos de Rui Costa e Mário Costa nos controlos realizados durante os Campeonatos Nacionais, disputados em Santa Maria da Feira, e de Joana Barbosa nos Nacionais de BTT, em Seia, nos quais os três atletas acusaram metilhexanamina.
O produto, de origem americana, é apresentado pelo fabricante como o melhor estimulante do óxido nítrico (também conhecido por monóxido de nitrogénio e monóxido de azoto), sendo vendido em embalagens de plástico.
É composto por ácido orgânico Taurina que contém enxofre, aminoácido L-analina, ácido aspártico, arginina HCL, arginina AKG, nitrato de arginina, quercitina (produto químico à base de plantas) e óleo de gerânio (extraído de flores frescas), que constam na respectiva rotulagem.
Porém, na análise efectuada ao produto a 23 de Agosto no Laboratório de Microbiologia e Imunologia da Universidade de Gent, na Bélgica, foi confirmada a contaminação pela presença de metilhexanamina, a qual não consta nas informações fornecidas aos consumidores e que viola a legislação da Agência Mundial Antidopagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário