quinta-feira, dezembro 09, 2010

A realidade - Hèrèkoura

Uma notícia curiosa do http://www.fifa.com/ aborda a inauguração de um pequeno centro comunitário e de treino de futebol na aldeia de Baguinéda, no Mali.
A um custo total de cerca de R$ 380 mil, o centro comporta um bloco administrativo, uma biblioteca, uma sala de informática, um salão multiuso, um vestiário e um campo de relva sintética de 40 por 20 metros. Mais que um centro desportivo, o local tem por missão fundamental fazer do futebol um vector de educação, solidariedade, fraternidade e união para fortalecer o sistema de ensino tradicional do Mali. O Centro Football for Hope do Mali possui um corpo de 45 educadoras que participam plenamente do desenvolvimento social e desportivo dos jovens. O local planeja expandir as suas actividades com a inclusão de um programa de treinamento e inserção económica que dote os adolescentes de ferramentas de autogestão condizentes com a realidade sociocultural do povoado. Para Sanata Diakité, jogadora de 15 anos que treina em um dos oito times femininos de Baguinéda, a prática do futebol trouxe uma mudança qualitativa à educação das moças da localidade. "A construção do centro trouxe a esperança de um futuro melhor", disse Diakité. "Compreendemos melhor as realidades do quotidiano e a importância do nosso verdadeiro papel na sociedade. Estamos finalmente prontas para encarar as dificuldades da vida."
O ministro da Juventude e do Desporto presidiu a cerimónia de inauguração. "Gostaria de felicitar a AMPJF pela estratégia inovadora de promoção do futebol feminino na busca de uma mudança social positiva e durável", comentou Niang. "A existência do centro é uma oportunidade que deve ser aproveitada para evitar que meninas e meninos caiam nos vícios da rua."
Como se pode ver tudo é relativo no mundo. Na Europa fazem-se centenas de mini-campos e ninguém liga nada. No Mali, um pequeno centro destes, é uma plataforma de esperança para a mudança de vida de muitos jovens.

Sem comentários:

Enviar um comentário