terça-feira, dezembro 14, 2010

Fluminense


Já há muito tempo que não falava de Ferreira Fernandes, jornalista que muito aprecio. Faço-o agora a propósito da crónica  de ontem sobre o Fluminense que tem uma expressão muito curiosa de Nelson Rodrigues, que a seguir transcrevo:

Há uma semana, o Fluminense ganhou o campeonato brasileiro. Não é muito comum (a última vez foi em 1984), mas o seu mais célebre adepto, o cronista Nelson Rodrigues, já pusera as coisas como devem ser: "O melhor time é o Fluminense. E podem dizer-me que os factos provam o contrário, que eu vos respondo: pior para os factos." O Fluminense é um estado de alma vestido de grená, verde e branco: "O Fluminense é o único time tricolor do mundo. O resto são só times de três cores"

Os meus amigos brasileiros do Flu que por aqui passam devem adorar esta pequena delícia.

2 comentários:

  1. ...menos fanatismo e mais profissionalismo de jornalistas que deveriam ser mais comedidos nas suas palavras evitariam muitos problemas que Domingo a Domingo [às vezes Quartas e Terças e Quintas] assolam o futebol brasileiro. Sobre esta de Nelson Rodrigues é realmente diferente mas também o Fluminense é diferente [ elitista, aristocrata, o último clube a admitir negros... anos 60, enquanto o Vasco foi o primeiro nos anos 20]... bom e se atentarmos bem na massa associativa nota-se que realmente não será clube de massas... talvez assim se entenda melhor a arrogãncia nessa de tricolor e três cores....

    ResponderEliminar
  2. Eu diria que, de fato, somos um clube popular mas não popularucho. Um clube onde cabe um reacionário de alto quilate como o Nelson Rodrigues, ou um poeta como Chico Buarque ou até um vaidoso em tamanho gelatinoso como o Jô Soares.
    Sim, é verdade, que houve racismo e até pintámos os pretos com pó de arroz daí o nosso apelido.
    Mas, pô...clube não se escolhe faz parte do enxoval de nascença. Não é sportinguistas?
    Bom Natal, muito prezado editor.
    Alvarenga

    ResponderEliminar