quarta-feira, dezembro 29, 2010

Eriksson

Já aqui bastante sobre Eriksson, uma pessoa simpática e um treinador conceituado. Em entrevista recente aborda a sua já longa carreira e além de ter dito "Fui feliz no Benfica", falou das suas participações no mundial de uma forma curiosa.
"Eriksson marcou presença nas últimas três fases finais do Mundial de Futebol, duas ao serviço da selecção inglesa e na África do Sul ao comando da Costa do Marfim, momentos que destaca como «os melhores» da sua carreira: «É fantástico cada minuto, é simplesmente bonito. Respira-se futebol. Sabes que estás no melhor palco em que poderias estar.»

Na hora de recordar essas participações, revela que tem dois arrependimentos. Ambos relacionados com Portugal: o de 2006, quando foi eliminado pela Selecção Nacional nos quartos-de-final nas grandes penalidades (depois de desfecho igual no Euro 2004), e o de 2010, quando teve Drogba limitado para defrontar a equipa das quinas: «Devia ter levado um psicólogo desportivo para o Mundial 2006, só para os penalties. Lamento não o ter feito. E devia ter tirado o Drogba de campo no particular com o Japão, assim não se teria lesionado.»
E uma quarta participação num Mundial de Futebol? Eriksson admite que pensa em 2014. «Eu estou no Leicester agora e estou feliz mas faltam quatro anos e nunca se sabe o que pode acontecer. Quem sabe. Eu gostava de estar sentado num banco no Brasil, mas não é algo que eu sonhe. Estou feliz. Não me importo de estar no Brasil como espectador, vai ser uma grande festa. Brasil e futebol são palavras que combinam.»"


Fotos: Francisco Paraíso

Estou perfeitamente de acordo com Eriksson qundo diz que "É fantástico estar num mundial,  e que é simplesmente bonito. Respira-se futebol. Sabes que estás no melhor palco onde poderias estar." Nem todos concordarão com estas frases, e para entendê-las é de facto necessário ter lá estado. Quanto aos seus encontros imediatos com Portugal, sofridos, difíceis, o que é que se pode dizer? Momentos mágicos só possíveis de viver num ambiente daqueles. Mesmo tendo perdido ou sido afastado ainda os recorda com melancolia. Mundial é único.

Sem comentários:

Enviar um comentário