quinta-feira, abril 14, 2011

O FMI do futebol

Não é só somente sobre as finanças dos países que existem intervenções externas, como o caso do FMI no nosso país, na Irlanda e na Grécia. Veja-se neste caso a intervenção da UEFA sobre a suspensa Federação da Bósnia-Herzegovina. Um programa de intervenção bem concreto a não deixar margem para dúvidas a ninguém.

O Comité de Emergência da FIFA decidiu esta terça-feira, 12 de Abril de 2011, nomear um comité de normalização de modo a resolver os problemas que a Federação de Futebol da Bósnia-Herzegovina (NFSBiH), actualmente suspensa por FIFA e UEFA, enfrenta.
Depois de debates com vários intervenientes e após consultas com a UEFA, foi estabelecido um comité de normalização composto por seis elementos ligados ao futebol da Bósnia-Herzegovina, e que começará a actuar de imediato. O comité de normalização agirá imediatamente como comité executivo da NFSBiH, bem como comité de emergência, e terá as seguintes tarefas:

• Primeira fase

a) Preparar e convocar a assembleia-geral ordinária de 2011, onde os delegados têm que adoptar os estatutos da NFSBiH e tomar decisões sobre outras questões estatutárias, o mais tardar até 26 de Maio de 2011.

b) Assegurar que todas as ligações/relações com qualquer membro da antiga Direcção da NFSBiH (comité executivo e presidência) terminam imediatamente em relação a decisões financeiras, administrativas, desportivas e outras, e estabelecer um plano para melhorias a este respeito.

c) Tomar as medidas necessárias para melhorar ainda mais a situação financeira da NFSBiH, e para garantir que não surgem novas disputas ou encargos financeiros, e que as actuais obrigações financeiras são pagas em tempo devido e com total transparência.

• Segunda fase

a) Preparar novas eleições para todos os órgãos estatutários, de acordo com os novos estatutos da NFSBiH, o mais tardar até 30 de Novembro de 2011.

b) Melhorar a qualidade existente na administração da NFSBiH e promover a credibilidade e imagem da NFSBiH a nível nacional, implementando as medidas consideradas necessárias por FIFA e UEFA.
A partir da data da sua nomeação, este comité de normalização assumiu todos os direitos e deveres estatutários do comité executivo da NFSBiH, bem como da sua presidência. O mandato do comité de normalização expira depois da realização das eleições para o novo comité executivo da NFSBiH, de acordo com os novos estatutos adoptados pela NFSBiH.

Sem comentários:

Enviar um comentário