quinta-feira, janeiro 13, 2011

Guarda-redes


Durante muitos anos praticamente não existiu discussão genérica  sobre a qualidade dos guarda-redes portugueses. Os três mais internacionais, Vitor Baía, Ricardo e Bento, juntos, somaram cerca de 43,5 % dos jogos da Selecção Nacional, ou seja, 222 jogos, e tiveram sempre atrás de si uma segunda linha de grande qualidade que dava resposta a qualquer problema. Hoje porém não é assim e Rogério Azevedo, jornalista de "A Bola", analisou ontem no seu jornal a questão dos que jogam na nossa Liga Profissional. Chamou a atenção para o facto de só estarem a jogar, como pirmeiras opções, Rui Patrício, Ventura, Paulo Santos, Rui Rego e Ricardo Batista. Os restantes portugueses são suplentes. Quer isto dizer que além de Eduardo que é titular do Génova, não existem mais opções para a baliza de Portugal, dado que Quim, Ricardo e Daniel Fernandes não jogam  por motivos diversos e os dois primeiros já começam a estar com uma idade avançada.
Este é um cenário deveras preocupante para o futuro, apesar de Patrício, Ricardo Batista e Ventura serem bastantes jovens. Tirando o primeiro, opção número um clara no Sporting, os outros dois jovens ainda estão numa fase de cimentarem a sua carreira e a qualquer momento poderão sair, como é infelizmente hábito no futebol português. Este cenário é ainda mais penalizador se descermos de escalão e quisermos encontrar os guarda-redes das selecções Sub/21 e Sub/20, a última das quais irá disputar o Mundial na Colômbia, em Agosto próximo. Por exemplo, os dois jogadores que ocuparam a baliza no último jogo com Montenegro foram, Cláudio Ramos, do Amarante,  e Michael Domingues, terceira opção no União de Leiria. Ou a muito curto prazo se trava a chegada de jogadores estrangeiros para as camadas jovens do futebol português, e se aplicam regras para se criarem oportunidades para que os mais jovens saídos dos juniores possam jogar, ou dentro de dez anos ou mesmo menos, ser Seleccionador Nacional, em Portugal, será uma tarefa quase impossível. 

1 comentário:

  1. Depois de longa e exaustiva reunião com minha webdesigner (minha filha), onde fui obrigado a me impor, fazendo valer a minha vontade, sim... sim... sim..., ela resolveu, digo, resolvemos, manter o blog: HTTP://REABILITEOCREDITO.BLOGSPOT.COM, espaço virtual destinado a orientar profissionais e pessoas que tem restrições nos órgãos de proteção ao crédito (SPC, SERASA, SISBACEN, EQUIFAX, etc.), orientando nos procedimentos que devem ser tomados para resolver o “problema”, os interessados poderão postar o seu problema e nós responderemos sempre de acordo com o que nos for perguntado. Os seguidores ou visitantes ocasionais do blog poderão se quiserem, nos auxiliar a encontrar o melhor caminho.

    As postagens que estavam sendo feitas nos blog: http://coutoviana.blogspot.com (Direito Penal) e http://ramosdodireito.blogspot.com (Artigos doutrinários e postagens jurídicas), passaram a ser postados no blog: HTTP://OSRAMOSDODIREITO.BLOGSPOT.COM, para o qual, peço que meus amigos migrem, ou seja, aqueles que se cadastraram nos outros blogs, se inscrevam no novo blog.

    Às mulheres em geral mantenho o convite para visitarem o blog destinado principalmente a vocês, independentemente da profissão que exerçam, assim não deixem de clicar em HTTP://PRODUTINHOSNOCABELO.BLOGSPOT.COM tenho certeza de que encontrarão sempre algo novo que as deixarão ainda mais bonitas... por fora, porque por dentro já o são.

    FELIZ - 2011

    ResponderEliminar