segunda-feira, janeiro 24, 2011

Filósofos

Talvez esta entrada se justificasse mais no blog Estrolabio  do meu amigo Carlos Loures, mas de facto o artigo "Futebol e Filosofia, de Shakespeare a Sartre" que foi publicado no fifa.com merece e pode ser lido  aqui.

"Geralmente, o conceito de filosofia é definido como a incansável busca pelo conhecimento, a conexão entre as causas e os princípios do universo ou simplesmente o amor pela verdade. "Tudo o que sei é que nada sei", costumava dizer Sócrates; "o caminho é a meta", ensinou o filósofo chinês Confúcio. Esses são apenas dois exemplos de aforismos filosóficos, dentre os inúmeros elaborados por tantos sábios ao longo da história da humanidade.Em meio à incessante investigação da natureza humana, grandes filósofos e escritores de todo o planeta também refletiram sobre o esporte mais popular do globo. O FIFA.com apresenta alguns desses perspicazes lampejos de vários importantes pensadores sobre o futebol. Comecemos a nossa viagem com um dos maiores dramaturgos da história: William Shakespeare.Entre o desprezo e a gratidão
Nos séculos XVI e XVII, algumas pessoas já apreciavam muito o nobre esporte bretão. Richard Mulcaster, contemporâneo de Shakespeare, escreveu que "o futebol fortalece os músculos de todo o corpo, transportando os fluidos para cima e, portanto, garantindo o equilíbrio da mente." No entanto, o célebre escritor inglês dificilmente concordaria com essa declaração, já que as suas duas menções sobre a modalidade não são nada positivas.
Na Comédia dos Erros, de 1591, o servo Dromio se lamenta pelo tratamento que recebe da sua senhora Adriana nos seguintes termos:
"
Só porque sou honesto convosco,Vós me chutais como uma bola de futebol?
Vós me chutais para cá, ele me chuta para lá:
Se isso continuar, tereis de me forrar com couro.
"
Apenas 15 anos mais tarde, Shakespeare voltou a citar o esporte mais popular do planeta em Rei Lear, fazendo um de seus personagens dizer: "Seu jogador de futebol miserável."Completamente diferente foi o sentimento expresso pelo ganhador do prêmio Nobel, Albert Camus, que mostrou profunda gratidão ao esporte. "Sou grato ao futebol por um certo ensinamento moral: o leal cumprimento das regras do jogo, que são observadas por todos sem questionamento", declarou certa vez o escritor francês."
Não é normal associar-se a filosofia ao futebol embora surjam ultimamente muitos ditos intelectuais a fazerem incursões no mundo da bola, talvez procurando mais o protagonismo do que trazendo novas ideias e pensamentos a um jogo tão simples. São no entanto curiosas e interessantes muitas das citações sobre o futebol feitas por alguns intelectuais neste artigo. Parabéns ao autor.


Sem comentários:

Enviar um comentário