quarta-feira, janeiro 19, 2011

Jogadores portugueses

Parece que com alguma regularidade já começam a surgir alguns artigos na comunicação social sobre o cada vez menor número de jogadores portugueses nas ligas profissionais. Ontem foi apresentado no "Público" e já referenciado por António Boronha no seu blog, um artigo de Hugo Daniel Sousa, abordando o assunto de uma forma séria, porque sério é o problema. Continuo sem perceber porque se gasta tanto com a formação se só conseguem aproveitar 6,4% dos jogadores formados nos próprios clubes. Algo está mal.
"Em média, apenas 6,4 por cento dos jogadores das equipas da I Liga portuguesa de futebol foram formados no clube que actualmente representam. Esta é uma das principais conclusões da terceira edição do Estudo Demográfico sobre Futebolistas na Europa, que será hoje apresentada e a que o PÚBLICO teve acesso.

Este dado sobre a falta de espaço para os jovens jogadores nacionais cruza-se também com o conhecido recurso a jogadores estrangeiros: a Liga portuguesa é a terceira que mais recorre a futebolistas de outros países (56,4 por cento), sendo só superada por Chipre e Inglaterra."

Para ler e reflectir.

Sem comentários:

Enviar um comentário