quarta-feira, janeiro 12, 2011

Ano Novo...novas conquistas

«Ano novo... novas conquistasAntes de começar, aproveito a oportunidade para desejar a todos votos de um excelente ano de 2011, com enorme sucesso a todos os níveis.

Como já vem sendo hábito, sempre que me desafiam para escrever umas linhas, levo imenso tempo a decidir fazê-lo. Não é a situação atual pois o ano que findou foi fértil em novidades. Se bem que escrever ao
abrigo do novo acordo ortográfico não se revelou muito simpático mas não há volta a dar-lhe. Teremos, mais tarde ou mais cedo, que nos adaptar. Mas que fica estranho, lá isso fica.

Quem me conhece sabe que não tipifico prioridades nos fatos que ocorreram no ano que terminou. É, em minha opinião, uma forma redutora de os abordar pois defendo que todos os acontecimentos relacionados com o futebol feminino têm que ter o mesmo grau de importância e prioridade.

Não deixa, no entanto, de ser relevante a polémica já mais que debatida que ocorreu no início desta época desportiva com a desistência da UD Oliveirense. Não me alongo neste ponto pois seria repetir o que já muito foi dito mas permitam-me acrescentar que os regulamentos foram feitos para se cumprirem sob pena de estarmos perante uma anarquia completa e subversão
da melhoria contínua que se quer fomentar no futebol feminino. Os motivos e justificações
apresentadas na altura pelo presidente do clube só revelam o desconhecimento dos comunicados oficiais da FPF e em determinado momento, creio eu, pensou que a situação se resolvia com ameaças de desistência. Enganou-se, pois não se resolveu e acabou por acontecer o que seria, em minha opinião, o objectivo inicial desse senhor. Encerrar a equipa feminina. Pois conseguiu o seu objectivo. Parabéns. Felizmente, as atletas encontraram novo clube para darem continuidade à sua actividade desportiva.

E, continuando no
campeonato nacional da 1ª divisão, excluindo o percurso do 1º Dezembro, este tem sido palco de umas quantas surpresas. Para bem da competitividade acrescento, ainda bem. Se observarmos as equipas que se classificaram a época passada para a fase de apuramento do campeão… neste momento só se encontra o 1ºDezembro. As equipas do
Leixões, Cadima e Boavista encontram-se em excelente posição para acompanhar o Dezembro na luta pela conquista do título da presente época. A equipa do Escola, a braços com uma série de contratempos desde o início da época poderá, ainda, ter uma palavra a dizer na luta pelo último lugar de acesso à fase seguinte, em confronto directo com o Boavista. E não será tarefa fácil para a equipa do Escola pois o Boavista tem vindo a fazer um campeonato regular, com pezinhos de lã. Depois de uns quantos anos à deriva, percebe-se que o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido desde a época passada começa a ter reflexos no desempenho da equipa.

Para a fase de despromoção, já se sabe que apenas uma equipa irá descer, a luta não irá ser diferente. Tanto o Futebol Benfica como o Vilaverdense querem fugir de onde vieram e o Murtoense e Albergaria, com maior experiencia na primeira divisão irão com toda a certeza tentar rectificar o percurso menos conseguido até aqui. Todas as equipas iniciam as fases seguintes com metade dos pontos conquistados o que pressupõe um maior equilíbrio.

Quanto ao
campeonato de promoção, reconheço que não tenho acompanhado com cuidado necessário para poder opinar, de forma que abstenho-me de comentar sob pena de dizer uma quantidade de asneiras e cometer gafes monumentais. Todavia, mantenho o que disse. O campeonato de promoção tem que ser acarinhado, apoiado e desenvolvido pois é dele que, potencialmente, irão aparecem os futuros talentos do futebol feminino português.

E por falar em futuros talentos, a seleção nacional feminina sub-19 vai disputar o II torneio de apuramento para o campeonato da Europa. O grupo não se adivinha nada fácil dado o conjunto de seleções que nos saíram em sorte mas tenho a certeza que será mais um espaço de evolução das atletas e uma experiência enriquecedora.

A seleção AA feminina encerrou o ano com mais uma subida no ranking fruto dos resultados obtidos na qualificação para o campeonato do mundo 2011. Esperemos que a recuperação evidenciada continue por 2011, com a consolidação de um percurso ascendente, seja em resultados seja em exibições. O Mundialito “Algarve Cup”, depois de uma paragem prolongada do ponto de vista competitivo para esta seleção, será o primeiro teste para as nossas atletas.

Ainda a nível de seleções, não podia deixar de destacar o recomeço da actividade da
seleção feminina de futsal. O resultado que obteve na competição que marcou o seu regresso deixa antever um futuro risonho, caso assim a FPF entenda. A mim, pessoalmente, permite-me concluir que a sua descontinuidade foi um tremendo erro estratégico de quem o assumiu.
Mas, mais que encontrar culpados, importa promover o seu reaparecimento, sendo uma excelente notícia para as milhares de atletas que praticam esta variante do futebol feminino.
Espero, sinceramente, que não tenha sido um episódio isolado e que seja, novamente, vetada a sua continuidade e crescimento, abruptamente interrompido há 6 anos atrás. As justificações que não há campeonatos oficiais não pode servir como desculpa para não apostar no desenvolvimento sustentado e sem interrupções. A experiência que ocorreu com a seleção AA feminina deveria ter servido de exemplo… Estes campeonatos acabarão por aparecer, mais cedo ou mais tarde, assim entenda quem manda no futebol europeu e mundial.

Finalmente, que o relato já vai longo, uma palavra muito especial para a homenagem, justa e merecida, que a SU 1º Dezembro prestou à sua ex capitã
Carla Cristina. Foi uma homenagem singela e simples, mas recheada de simbolismo e muito emocionante para todos que se associaram a este dia. Nós, portugueses, temos tendência a esquecermo-nos de agradecer e
homenagear todos aqueles que deixam um legado e uma marca profunda nas nossas vidas, seja a que nível for.

Felizmente isso não aconteceu com a Carla Cristina


Maria João Xavier

Sem comentários:

Enviar um comentário