quinta-feira, janeiro 13, 2011

Prémios FIFA

É um artigo  longo de Julio Gomes no ESPN mas que vale a pena ler dado que nos leva a uma reflexão sobre estes prémios FIFA. Claro que é só uma opinião, controversa, mas que ajudará a uma leitura mais aprofundada dos prémios. Sabe-se que não há prémios nem fórmulas perfeitas e de facto não sei se estes o serão, mas de qualquer forma não estão isentos de críticas e de opiniões contrárias. Reproduzo aqui uma pequena parte.

"O que quero dizer é que este segundo semestre, em que tudo está apenas no começo, fez com que as pessoas se esquecessem de Sneijder, Xavi, Iniesta, Robben. E, para mim, os segundos semestres não têm nem um quinto da importância dos primeiros semestres do futebol europeu. Pelo segundo semestre, Cristiano Ronaldo e Conca mereciam mais estar na lista de melhores do ano do que os jogadores citados anteriormente.

Pois bem. Existia uma coisa no futebol chamada Bola de Ouro. Uma premiação que, de alguma forma, conseguia identificar bem essa diferença. A votação da Bola de Ouro, uma criação da respeitadíssima revista France Football, foi realizada década após década e ganhou um respeito imenso na Europa. Um colegiado de especialistas dos principais países europeus era quem escolhia o melhor jogador de futebol do ano. Esse colegiado, em regra, formado por jornalistas e, com o tempo, também com ex-jogadores que fazem parte da mídia.

A Bola de Ouro sempre teve uma característica de ser mais analítica. E, por isso, mais respeitada em toda a Europa.

A verdade é que a Fifa sofreu nos últimos anos, pois seu prêmio não "pegou" na Europa. E não pegou porque a escolha é feita de forma muito discutível. Os votantes, capitães e técnicos de TODAS as federações do mundo. Oras bolas, será que o capitão da Suazilândia entende mesmo mais de futebol do que algum experimentado e respeitado jornalista holandês?? O técnico das Filipinas assiste a mais jogos do que um representante sênior da mídia inglesa?? "
 

Sem comentários:

Enviar um comentário