terça-feira, novembro 30, 2010

Xavi

Mesmo depois dos 5/0, mesmo depois da humilhação que o Barcelona infligiu ao Real Madrid, acho que devo dizer isto. Pelo facto de sermos contratados por uma empresa, clube ou instituição não quer dizer que tenhamos de observar e comentar a realidade pelos olhos de quem nos paga. Vem isto a propósito das palavras de Xavi a propósito de Mourinho e da sua competência para ombrear com Ferguson, Guardiola, Sacchi ou Cruyff. Pode até não gostar pessoalmente do treinador português, mas dizer que nada trouxe ao futebol é uma afirmação disparatada. Por vezes o clubismo e o jogo, cega-nos, e até os mais inteligentes dentro do campo, como Xavi, podem, num terreno que não é o seu, o das palavras, dizer coisas sem lógica e exageradas.

«Respeito-o muito, mas é Guardiola quem ficará na História, ao lado de Sacchi, Cruyff e Ferguson. Foram estes que deixaram algo de importante ao futebol, que mudaram o que havia. Criaram um sistema diferente e ganharam.»

Para Xavi, José Mourinho está num nível inferior a todos estes. Ainda assim, merece alguns elogios. «Foi meu treinador-adjunto no Barcelona. Gosta de se fazer orgulhoso. É um tipo muito inteligente e que sabe cheirar o futebol.»

«O Inter ganhou um ano a Liga dos Campeões porque tinha bons jogadores. Mas quais são as maiores referências do futebol mundial? A selecção de Espanha e o Barcelona.»

2 comentários:

  1. Precisamente,

    O Xavi é um grande jogador e um tipo muito inteligente mas é demasiado parcial, como a maioria dos jogadores deste Barça. O Guardiola dificilmente fará mais história que o Mourinho pelo simples facto que apenas está a continuar um processo natural que remonta a Cruyff enquanto que Mourinho onde quer que vá ganha. A época é larga e o Xavi já provou duas vezes na pele isso de meter-se com o Mourinho e sair queimado.

    Veremos se nao repete a dose.

    um abraço

    ResponderEliminar
  2. Acho que estas declarações de Xavi,só podem ter sido feitas muito a quente.
    Ele,provavelmente neste momento,está arrependido de as ter feito.

    ResponderEliminar