quinta-feira, novembro 11, 2010

Blanc mais blanc não há

Laurent Blanc, Seleccionador francês, em entrevista, declarou que deveriam haver mais jogos de selecções nacionais durante o ano. Tenho lido e ouvido tantas propostas sobre este tema sem que se chegue a alguma conclusão. Desde a criação de um espaço temporal para as qualificações com a realização de jogos particulares durante o ano somente com jogadores não envolvidos nas competições europeias, à criação de duas divisões europeias com grupos mais fortes na primeira divisão ou até a outras propostas, mais ou menos maximalistas, conforme os seus autores, clubes ou federações. Qualquer destas propostas esbarra sempre com uma questão fundamental: "Quem paga aos jogadores?". E este é de facto o problema fulcral. Parece também que a UEFA e a FIFA, não têm conseguido chegar a um consenso alargado, mantendo-se sempre na retaguarda dos grandes clubes e indo quase sempre a seu reboque, desde que estes não invertam as suas posições sobre a Champions League, os Euros e os Mundiais. Por muitos e belos discursos que os seus principais dirigentes vêm fazendo sobre a matéria, a realidade é que as selecções têm vindo a perder terreno, como se verificou agora com a proposta dos jogos às 6ªs e 3ªs feiras, quando haveria naturalmente outras soluções não penalizadoras dos clubes. Repare-se, na situação verdadeiramente curiosa, de no próximo campeonato da europa sub/21, 2011/13, os jogos destas equipas, caso não exista acordo entre elas, terem também lugar, segundo o regulamento já divulgado pela UEFA, nos mesmos dias que os jogos dos "AA". Ou seja, se já é difícil mobilizar público às sextas-feiras para os jogos principais, dado que os adeptos de selecção têm características diferentes dos habituais frequentadores dos jogos dos clubes, com dois jogos no mesmo dia, nem na televisão vêm os dos sub/21. Assuntos que estão a penalizar as selecções nacionais e que merecem revisão.

2 comentários:

  1. Desculpe discordar mas não é muito dificil mobilizar as pessoas numa 6ª feira até porque selecção tem sempre p+ublico. O dificil é mobilizar as pessoas com bilhetes a 15 , 20 e 25 euros como foi no Estádio do Dragão, bilhetes mais baratos e tenho a certeza que o estádio teria mais boa casa. e não é preciso baixar muito, uns simples 5 ou 7,50 € já era o suficiente.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Filipe, eu sei que passamos um momento difícl enquanto País, mas 15 euros para ver os campeões do mundo e a 8ª equipa do ranking da FIFA é um preço caro? Sabe perfeitamente quais foram os preços do U2 em Coimbra ou de qualquer concerto médio no Pavilhão Atlântico. Aqui vai ver alguns dos melhores jogadores do mundo, e pode vê-los por 15 euros e se for jovem por 10 euros. Desculpe mas não me parece caro.

    ResponderEliminar