sábado, novembro 06, 2010

Guarda-redes

É uma opinião, válida, construtiva de alguém que viveu/vive esta realidade como ninguém: "Ricardo olha para a escassez de guarda-redes portugueses na Liga como uma consequência da aposta «no barato e acessível, ao invés da formação». Perante o desolador cenário actual, o internacional português defende um trabalho de fundo, que se centre não só nas questões técnicas, mas sobretudo na preparação mental.


Na opinião do antigo guarda-redes de Boavista e Sporting, a diferença está na autoconfiança. «Ao longo da carreira vi muitos jovens com qualidade, mas sem preparação mental», reitera, antes de dar um exemplo da importância de uma mentalidade forte: «O Kahn era um guarda-redes fantástico, mas valia pela sua autoconfiança. Era um guerreiro. Tecnicamente era fraco, estava até longe do nosso nível. Os portugueses precisam de acreditar mais em si próprios. Portugal tem uma história de excelentes guarda-redes, que estiveram entre os melhores do Mundo»"


Ricardo aborda uma questão séria. Ciclicamente acontecem situações destas, quer com os guarda-redes quer com outras posições nas equipas, pontas-de-lança, defesas-esquerdos, etc.. Terão de se e,ncontrar soluções para estes problemas que afectam não só os nossos clubes mas também e notoriamente as selecções nacionais.

2 comentários:

  1. Palavras certas!Tenho pena de Ricardo não estar neste momento a representar um clube Português.Ainda podia dar muito ao futebol.

    ResponderEliminar
  2. Pena que a FPF não tenha permitido que um treinador de guarda-redes dos seus quadros falasse desta questão importante.

    ResponderEliminar