segunda-feira, novembro 22, 2010

RFA e RDA






Tive oportunidade de ser o acompanhante oficial da FPF junto da selecção da RDA no único jogo, entre selecções "AA", que disputou em Portugal. Foi em 1986, em Braga, num jogo de preparação para o Mundial de 1986. Mais tarde, em 1990, após o Mundial de Itália, em Agosto, executei a mesma tarefa junto da selecção da RFA, num jogo que disputou em Lisboa, após o seu triunfo nesse mundial. Portanto tive a experiência de conhecer as duas realidades desportivas. Também visitei os dois países quando estavam separados e mais tarde depois de unidos. Há dois anos fiz uma visita às zonas que tinha visitado em 1982, na RDA, e hoje, felizmente, só Alemanha. Um mundo que parecia inexpugnável e tremendamente organizado e que desabou que nem um castelo de cartas. Nessa visita à RDA, em Dresden, estive no estádio do Dínamo, e lá estava, em lugar de destaque, um galhardete do SL Benfica. O futebol ainda foi quebrando algumas barreiras e abriu, a espaços, algumas hipóteses de comunicação entre os dois mundos criados pela segunda guerra mundial. No sábado, os veteranos das selecções de ambos os países encontraram-se para um jogo que serviu para comemorar a união entre as duas federações e no fundo entre as pessoas do futebol de ambos os países. A guerra fria hoje é só história. Como o tempo passa!


"Naturalmente, primeiro que tudo, estávamos aqui para nos divertirmos, mas acabou por ser um bom jogo de futebol", afirmou o autor do golo decisivo, Kirsten. O treinador da Alemanha de Leste, Eduard Geyer, acrescentou: "Julgo que, especialmente durante o segundo tempo, foi um jogo bastante emocionante e os adeptos sentiram-no, acabando por proporcionar uma excelente atmosfera."

Klinsmann, por seu lado, mostrou-se muito feliz pelo êxito que toda a noite constituiu. "Foi um encontro maravilhoso - havia tantas histórias especiais dentro de campo. As pernas já pesavam um pouco no final, mas foi uma noite muito divertida." Este domingo, em Leipzig, terá lugar uma gala para marcar a data precisa do 20º aniversário do renascimento da Federação de Futebol da Alemanha."

1 comentário:

  1. "A guerra fria hoje é só história."

    É verdade, mas......... Ouve muitas bocas entre os jogadores.Que o diga Lothar Matthäus, que se exaltou a sério.

    ResponderEliminar