segunda-feira, julho 19, 2010

Sub/19 - 3 -



Começámos bem o Europeu com a vitória sobre a Itália e as perspectivas são agora muito risonhas, para as meia-finais, e para o Mundial de Sub/20. Esta é uma geração que tem jogadores de qualidade, podendo, alguns deles, vir a marcar o futebol português para os próximos anos. Para aqueles, pessimistas, ou se calhar com alguma má-fé à mistura, que diziam nada se ter feito na formação nos últimos anos, está aí uma resposta bem clara. Esta equipa, e a maioria destes jogadores, têm passado em todas as selecções nacionais desde os Sub/16. Têm quatro e cinco anos de selecções. Um deles, Nuno Reis, já passou das 50 internacionalizações, e outros, como Nelson Oliveira e Cédric, andam lá muito perto. Ainda nada ganhámos é verdade, mas por vezes é preciso ter muita paciência para ouvir, ler, e ter que aguentar tanto disparate. Talvez a responsabilidade seja da própria FPF, e portanto também minha, que deveria reagir com mais firmeza e prontidão a palavras e a ideias pouco sérias. Finalmente uma saudação para toda a delegação que se encontra em França, desde o Treinador, Ilídio Vale, ao Chefe de Delegação, José Manuel Portugal, e a restantes técnicos e staff.

2 comentários:

  1. Desculpe meu caro mas um jogo nao faz um torneio. Nao se ponha em bicos de pé pois no ultimo europeu sub-17 tb vencemos o 1º encontro e depois foi a vergonha q se viu.

    Mas alguem tem duvidas q a formação em portugal é uma vergonha???
    Olhe com olhos de ver para as equipas juniores q foram á fase final do campeonato e conte os estrangeiros q la estavam.(ja para nao falar tb das fazes finais de juvenis e iniciados)
    A meu ver o verdadeiro campeao de juniores portugues este ano foi o Vitoria Sport Clube (Guimarães), pois foi o unico q jogou apenas com portugueses.

    Deveriam ser impostas regras rigidas quanto ao nº de estrangeiros nas camadas jovens, e isso á algo q a federação nao se pode demitir de responsabilidades.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo, como eu próprio disse "ainda não ganhámos nada". Nada do que você disse está isento de verdade, embora não termos passado à fase seguinte dos sub/17 não tenha sido uma vergonha. Vergonha não é a palavra adequada. Sobre o número de estrangeiros nas equipas juniores não posso deixar de referenciar que aí tem mesmo toda a razão. O que pode ser feito, ou melhor, tem de ser feito, não pode passar por advogados ou homens das leis. Tem de haver uma decisão abrangente em que todos os clubes portugueses têm de se envolver. De outra forma vão encontrar sempre fugas para poderem ganhar o seu campeonatozinho de juniores. Uma taça, para a vitrina, um campeonato para a estrutura, zero, ou quase zero para o futuro. Se o Vitória SC jogou só com portugueses devia ser premiado por isso. E essa era uma medida que podia, devia, ser tomada. Cumprimentos.

    ResponderEliminar