quinta-feira, julho 29, 2010

Fórum Social Mundial

Andava numa daquelas leituras descontraídas de férias quando descobri um texto de José Saramago dirigido ao Fórum Social Mundial, e publicado no DN. Fala de justiça e tem enorme qualidade, pelo que aconselho a sua leitura. Lembrei-me deste assunto a propósito do que se passou com o chamado caso "Freeport", e do facto de só agora, José Sócrates, Primeiro-Ministro de Portugal, ter ficado completamente afastado de suspeita de envolvimento. Seis anos depois. Com a evidente cobertura da jutiça que permitiu este processo de intenções verdadeiramente vergonhoso. Essa mesma justiça, que por exemplo tem tratado do caso Casa Pia, e de todos os outros casos que se encontram em banho-maria, esperando a mais que provável absolvição dos acusados. Como aconteceu no caso Apito Dourado e em tantos outros que se vão seguir. Não consigo perceber para quê acusar, fazer sofrer as pessoas anos a fio, se já se sabe que vão ser ilibados. Para quê juízes, tribunais, se o resultado é sempre o mesmo. Para os poderosos claro, porque para os pilha-galinhas, aí os nossos juízes não têm clemência, e exercem o seu poder de uma forma séria. Lembrava-me ainda a propósito deste assunto, da prisão dos assaltantes de uma loja de bicicletas no Algarve, há duas semanas, suspeitos da morte de um polícia que mesmo assim foram imediatamente libertados por uma juíza. Se fosse suspeito de ter morto um juíz, aí a senhora doutora juíza teria concerteza tomado outra decisão, mas era de um polícia que se tratava, enfim, há aí tantos, nem se nota. Eu acho que o Governo, acerca das férias judiciais, em vez dos dois meses que os senhores juízes pretendiam, deveria dar-lhes doze meses. Ao menos escusavam de representar esta farsa. Sei que estou a ser injusto para muitos, sérios, que fazem o seu trabalho de forma exemplar, mas é o que sinto acerca desta trapalhada que todos os dias nos entra pela casa dentro. E aí volto de novo ao José Saramago, ele fala de justiça, desta justiça, de uma forma fantástica.

2 comentários:

  1. Citando "do facto de só agora, José Sócrates, Primeiro-Ministro de Portugal, ter ficado completamente afastado de suspeita de envolvimento. Seis anos depois."
    Como diz, afastado da suspeita? Só se for nesta justiça que só é cega por não querer ver.

    ResponderEliminar
  2. Tim, justa ou injustamente, não comento a decisão final porque não tenho meios para o fazer, comento é o facto de a terem tomado seis anos depois! E ainda hoje vieram para as televisões dizer que não tiveram tempo para fazer todo o trabalho. Seis anos depois. Andam a brincar connosco. Ou têm provas ou calem-se, não façam política com isto.

    ResponderEliminar