quinta-feira, julho 15, 2010

Os melhores do Mundial - 1 -



Para mim há vários vencedores deste mundial além da própria Espanha. Falando dos jogadores, aquele que considero ter sido o melhor da competição, Iniesta, jogador de Espanha e do FC Barcelona. Já o tinha visto jogar dezenas de vezes no seu clube e na selecção de Espanha, mas nunca tinha estado tão perto da sua acção, como naquele jogo de Capetown. Magro, com pouco cabelo, baixinho, parecendo por vezes não estar em jogo, tem no entanto uma qualidade que não vi em nenhum outro jogador na competição. Faz coisas com a bola, sem ela, com o corpo, que não parece um normal jogador de futebol, e, lá em baixo, junto ao relvado, simplesmente impressiona, tal a inteligência com que joga. Quanto a mim, se tivesse que votar no melhor jogador do mundo, neste momento, não hesitaria, Iniesta de seu nome, seria o vencedor. Finalmente acrescentaria que a sua modéstia e simplicidade são exemplos para muitos que não se conseguem desligar de um protagonismo que não merecem. Marcar um golo decisivo no mundial e ainda por cima antecipando esse momento com uma homenagem a um companheiro desaparecido, Dani Jarque, revela uma auto-confiança e a certeza que o "momento" chegaria. E chegou.

3 comentários:

  1. Como alguém escreveu há dias n' "A Marca": "Iniesta é 'apenas' um sujeito baixinho, branco como a cal e genial".

    Apenas isto, mais nada.

    Para mim é o melhor do Mundo mas já o é há dois/três anos.

    O melhor do mundo não é necessariamente o que marca mais golos, faz mais fintas ou então colecciona mais tatuagens, brincos e namorados com peito 44.

    Iniesta gosta e sabe jogar à bola.
    Para mim, é o número 1.

    É o mais próximo que já vi de Zidane.
    Está tudo dito.

    ResponderEliminar
  2. E a maneira como ele ganhava faltas nos últimos minutos da final?!
    Impressionante.

    ResponderEliminar
  3. Ricardo Jorge Rodrigues, tem toda a razão, se houve jogador que me impressionou foi Zidane. Em Janeiro de 1996, Portugal jogou com a França, e nesse jogo vi um magricelas a jogar como nunca tinha visto. Um misto de Rui Costa e Luís Figo em concentrado. Fiquei impressionado. Em 2000, no Euro, já famoso, Zidane deslumbrou naquele que foi o nosso melhor Euro. Logo a seguir de novo em Paris, fomos goleados, e de novo Zidane, partiu a casa toda, só que era a nossa casa. Foi de facto um jogador deslumbrante e Iniesta tem os mesmos pormenores, embora naturalmente menos possante que o francês, mas mais rápido. Qualquer dia escrevo um post sobre os dois.

    ResponderEliminar