domingo, julho 25, 2010

0/5



Não se usa a este nível, e só um grande descontrolo deve ter levado a este resultado da Selecção Nacional Sub/19 no jogo com a Croácia. Bastava um empate a Portugal e de repente encaixámos cinco sem resposta. Apesar de tudo, foi conseguida a qualificação para o Mundial Sub/20 do próximo ano. Oportunidade concerteza para rever processos e até jogadores, já que um mundial não se compadecerá com distracções e hesitações. Estou seguro que se encontrarão meios e oportunidades para que esta equipa e estes jogadores possam estar a um outro nível, até porque aquilo que lhes vai surgir pela frente serão dificuldades acrescidas e não comparáveis com a fase final de um europeu. Só havendo grande ambição, vontade e determinação se poderá pensar numa participação honrosa. Finalmente uma palavra para um ano desportivo da formação em que se conseguiram duas participações nas fases finais, o que foi bastante positivo, mas cujos resultados acabaram por deixar muito a desejar. Os problemas são os mesmos dos últimos anos, estrangeiros a mais nos grandes clubes, uma competição interna que nada de significativo acrescenta, muitos interesses secundários na formação destes jovens, pelo que a FPF e os clubes deverão ponderar uma discussão aberta e séria sobre o assunto. O investimento da FPF aumentou consideravelmente, mas só isso, pelos vistos, não compensou as dificuldades estruturais existentes no futebol jovem português.


2 comentários:

  1. Meu caro Godinho,

    Nao sei se se lembra mas por altura de um post seu aki no blog congratulando esta equipa por ter vencido a italia no 1ºjogo, eu AVISEI que era muito cedo e q aquela vitoria teria sido apenas fogo de vista.

    Gostei de neste post voce ter feito referencia ao maior problema na formação em portugal.(algo q tb tinha dito no meu comentario ao post referido em cima)

    Há demasiados ESTRANGEIROS na formação em Portugal.

    Ja que está ligado á federação nao acha q era tempo de tentar mudar alguma coisa???

    "Quando os dirigentes são velhos e nao saem do poleiro, as mudanças de fundo nao se efectuam"

    tenho dito....

    ResponderEliminar
  2. ML Ferrei, claro que me lembro do seu comentário. Como pode observar publico todos. Eu na altura respondi-lhe e disse oque pensava. Nem tudo o que penso publico aqui. Mas sobre os estrangeiros, como deve saber, só através de um "acordo de cavalheiros" entre os clubes se poderá evitar a entrada desordenada de jogadores nos escalões de formação dado que as leis comunitárias e internacionais não o impedem. Os clubes arranjam todos os artificios para fugir à lei e contratarem "jovens", a maioria deles sem qualidade, que vão tapando o lugar aos portugueses. O assunto é sensível, mas quero dizer-lhe que falar da idade dos dirigentes não é razão. Manuel de Oliveira continua a filmar e tem 101 anos. Cumprimentos

    ResponderEliminar