Contrariando uma imagem de divisão existente no futebol português, quatro jogadores, Helder Postiga, Carlos Martins, João Moutinho e Fábio Coentrão, que jogam nos três principais clubes portugueses, deram os braços, juntaram as vozes, e fizeram um apelo para que os adeptos da Selecção Nacional compareçam no Estádio da Luz, no dia 4 de Junho, para apoiarem a equipa no jogo com a Noruega. Pelo menos por aqui ainda existe unidade e definição de objectivos estratégicos comuns.
Numa tarde de Maio de 1991, 18 jovens, cada um com uma placa na mão, com uma letra impressa, apresentaram-se no relvado do Estádio Nacional, no intervalo da Final da Taça de Portugal. Juntas as 18 letras, formou-se esta frase. Luís Figo, Rui Costa, João V.Pinto, Jorge Costa, Rui Bento, Brassard, Peixe, entre outros, eram os jogadores que formavam esse grupo. Semanas depois, em Lisboa, mas no Estádio da Luz, perante 127.000 espectadores, tornaram-se Campeões do Mundo Sub/20.
... eu acredito que a foto não seja "meramente circunstancial", apesar de que nestas "coisas de Selecção" têm aparecido assim umas surpresas passados uns meses [a minha memória ainda não está curta]. Mas, mui sinceramente o que me leva a acreditar na união é o carácter "menos professoral", "menos distante" e "mais natural, mais terra-a-terra" do timoneiro. Contudo águas passadas não movem moinhos e muito menos fazem andar uma Selecção que precisa de vencer os noruegueses. Sobre eles e em força [vitória por 2-0, sff].
ResponderEliminarAquele abraço em união transcontinental, afinal fazendo jus ao lema que criei: o Atlântico é demasiado pequeno...
Neves, AJ
Não posso deixar de comentar o facto dos dois jogadores das pontas serem da mesma pequena localidade "guerreira e lutadora"! Espero que seja a imagem do grupo! E, vencedores, é claro!
ResponderEliminarHelena
Helena, das Caxinas! Tudo de bom.
ResponderEliminarAqui está um belo exemplo que os dirigentes podiam seguir. Isto prestigia o futebol, trás mais gente às bancadas. Parabéns aos jogadores, pela contribuição, a Paulo Bento e a todo o staff que colocou Portugal na rota do Euro
ResponderEliminar