sábado, agosto 14, 2010

Ricardo Carvalho

Como jogador é um dos melhores do mundo na sua posição. Tranquilo como poucos, passa ao lado das confusões, dos problemas, como se o seu mundo fosse outro. E de facto é mesmo outro. Por isso mantém relações de cordialidade com todos, não se aventurando em questões que não domina, nunca tendo uma palavra fora de contexto e agressiva para quem quer que seja. Aparentemente longe dos problemas que a todos envolve, mantém em campo uma lucidez que lhe permite antecipar as dificuldades que se criam no jogo. Rápido, veloz, seguro como poucos, é um defesa que supera a sua própria posição tornando-se verdadeiramente num patrão autêntico do seu meio campo defensivo. E por vezes, parte por ali, em direcção à baliza adversária, como se fosse um médio ofensivo. Merece esta entrada no grande Real Madrid e a saída do cinzento Chelsea. De novo com José Mourinho. O treinador português, depois de iluminar os clubes desportivamente apagados por onde tem passado, Chelsea e Inter, irá tentar restituir a grandeza desportiva ao colosso de Madrid, como o fez em Inglaterra e Itália. Para isso e tendo necessidade de um defesa seguro que conhece como ninguém, não hesitou em sugerir a sua contratação.

2 comentários:

  1. É dos jogadores que mais admiro pela sua conduta dentro e fora do campo.
    Mas há uma coisa que não me sai da cabeça:
    Sendo ele um central que joga na direita,e Pepe também,como é que Mourinho vai descalçar esta bota.
    Exemplos das últimas épocas:
    Pepe/Bruno Alves-(no Porto)
    R.Carvalho/Terry-(no Chelsea)
    R.Carvalho/Bruno Alves-(na Selecção,aqui Pepe a trinco)

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a análise em relação a Ricardo Carvalho (RC), considero-o um dos melhores centrais portugueses de sempre.
    Há, contudo, uma questão com a qual não concordo, quem «descobriu» RC para o futebol foi Octávio Machado.
    A dupla de centrais do Porto no tempo de Octávio eram: RC e Jorge Andrade (JA) (mais tarde Scolari voltaria a juntá-los na selecção.
    Octávio foi substituído por Mourinho, RC e JA foram «encostados» e a dupla de centrais passou a ser Pedro Emanuel (ex-Boavista) e Jorge Costa (que estava em Inglaterra depois de ter aventado com a braçadeira de capitão ao chão).
    JA seria vendido para Espanha e RC ganhou o lugar graças à imensa qualidade que possuía (e possui) mas os centrais à Mourinho eram os dois, anteriormente, referidos - feios, porcos e maus - para utilizar uma linguagem cinematográfica.
    O papel de RC em Madrid será ser uma espécie de adjunto no balneário e, esporadicamente, em campo; má opção de RC, na minha opinião... a ver vamos.

    ResponderEliminar