segunda-feira, agosto 16, 2010

Guita Júnior

Decano do jornalismo português que acompanha a grande festa do ciclismo, Guita Júnior está a completar a 49ª Volta a Portugal em Bicicleta. Aos 81 anos, o “amigo Guita” como é conhecido, faz parte do Gabinete de Imprensa da Pad/Lagos Sports, responsável pela organização da Volta a Portugal.

Em Leiria, em jeito de homenagem, o jornalista recebeu um brinde especial, uma réplica da camisola amarela que o vencedor da Volta 2010 receberá, este domingo, em Lisboa. Depois dos beijinhos da praxe, dados desta vez pelas jornalistas em serviço na Sala de Imprensa, envergou, orgulhoso, a camisola onde se lia: Guita Júnior, 49 Voltas a Portugal em Bicicleta.

Uma Vida no Ciclismo

Guita Júnior nasceu em Olhão em 1929. Aos vinte anos iniciou no jornal Record o mais longo ciclo de reportagens sobre a Volta a Portugal que alguém já fez. Dias Santos (FC Porto) foi o vencedor da prova de estreia do jornalista em 1949.

Além do Record escreveu ciclismo para o Mundo Desportivo, Diário de Notícias e Correio da Manhã e acompanhou a modalidade também além fronteiras. No currículo tem 16 Tours, 18 Vueltas e um Giro. No ano de 1997 conseguiu fazer as três grandes voltas internacionais.

De todas as histórias e peripécias que conta aos mais novos, Guita relembra sempre a de 1950 quando ele e outros jornalistas dividiram o aluguer de um carro de praça, vulgo táxi, para acompanhar todas as etapas da Volta a Portugal.
Já não ouvia falar de Guita Júnior há alguns anos. Aos 81 anos ainda trabalha no desporto e foi homenageado pela organização da Volta a Portugal. Jornalista discreto, sensato e sério. Qualidades que merecem ser destacadas. Merece-o pela sua bilhante carreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário