O Presidente da República, Cavaco Silva, agraciou ontem a Selecção Nacional Sub/20, pela participação no Mundial da Colômbia, onde alcançou o segundo lugar da competição. Foi uma cerimónia muito formal, num protocolo bem executado e onde o Presidente fez um discurso bem sucedido de elogio aos jogadores, aos técnicos e aos dirigentes da FPF. Referência importante no seu discurso foi o facto de ter usado a seguinte expressão: "Algo vai mal no futebol português quando estes jovens não conseguem jogar na nossa principal competição". A defesa do jogador português ganhou um novo aliado, e desta vez de peso, ao mais alto nível do país.
Numa tarde de Maio de 1991, 18 jovens, cada um com uma placa na mão, com uma letra impressa, apresentaram-se no relvado do Estádio Nacional, no intervalo da Final da Taça de Portugal. Juntas as 18 letras, formou-se esta frase. Luís Figo, Rui Costa, João V.Pinto, Jorge Costa, Rui Bento, Brassard, Peixe, entre outros, eram os jogadores que formavam esse grupo. Semanas depois, em Lisboa, mas no Estádio da Luz, perante 127.000 espectadores, tornaram-se Campeões do Mundo Sub/20.
Um momento grandioso para o futebol português,a participação desses jovens no mundialda Colômbia.Gostei das palavras do senhor Presidente da República.Há que ter esperanças que muito coisa mudará no nosso futebol.
ResponderEliminarPalavras que devem ecoar dentro das cabecas de alguns responsáveis dos clubes em que jogam esses jovens.
ResponderEliminarEspero que o pensamento mude e que pelomenos terao a possibilidade e oportunidade de mostrarem as suas qualidades em campo. Se nao der para tirar lugar a outros, tudo bem. Mas seria uma injustica tremenda se nem a oportunidade tiverem.
Forca rapazes que a vossa exibicao nao caiu despercebida! Haverá sempre um caminho que vos leva ao destino.